Além da redação, prova contou com questões de ciências humanas e linguagem; segunda etapa será no próximo domingo (12)
Neste domingo, aconteceu a primeira etapa do ENEM 2023, com alguns candidatos deixando tudo para a última hora e correndo para chegar a tempo antes do fechamento dos portões. Apesar do corre-corre, a maioria dos presentes demonstrou confiança. Um terço dos inscritos, no entanto, faltou à prova, o maior índice desde 2009. Apesar disso, houve uma queda significativa no número de eliminados por infrações.
Menos eliminados no ENEM 2023
O número de eliminados por descumprimento do edital foi de apenas 264 participantes em todo o país, com mais 9 eliminados por portarem objetos detectados nos detectores de metais. Isso representa uma redução de 6% em comparação aos quase 4 mil eliminados em 2022. O Ministério da Educação atribui essa redução às novas estratégias de segurança implementadas este ano. Segundo o Ministro da Educação, Mendonça Filho, a prioridade é garantir a lisura e o respeito aos candidatos que se preparam e realizam a prova com seriedade. Esta foi a primeira vez que o ENEM foi aplicado em dois domingos.
Redação: o desafio da inclusão de surdos
A redação, com o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, foi um dos pontos mais comentados. O governo decidiu acatar a decisão do Supremo Tribunal Federal e não zerará as redações que contrariarem os direitos humanos, embora possam sofrer descontos na pontuação. A escolha do tema surpreendeu muitos estudantes e, segundo o professor de português Luiz Claudio Jubilato, foi pouco trabalhado nas escolas, favorecendo alunos de escolas particulares que costumam ter mais acesso a debates sobre o assunto. Ele acredita que alunos de escolas públicas, que esperavam temas como questões ambientais, podem ter mais dificuldades.
Leia também
Próximos passos e expectativas
A segunda etapa do ENEM, com provas de ciências da natureza e matemática, ocorrerá no próximo domingo, com o fechamento dos portões às 13h. A avaliação do Ministério da Educação sobre a primeira etapa foi positiva, apontando para o sucesso da aplicação em dois domingos. Apesar dos desafios, a expectativa é de que o processo continue a fluir com organização e respeito à diversidade de estudantes.



