CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais de um terço dos professores da rede municipal pediram afastamento em julho

Dos 3100 educandos, 1200 foram afastados por problemas de saúde ou licença prêmio; alunos e familiares sofrem com o déficit
afastamento professores municipais
Dos 3100 educandos, 1200 foram afastados por problemas de saúde ou licença prêmio; alunos e familiares sofrem com o déficit

Dos 3100 educandos, 1200 foram afastados por problemas de saúde ou licença prêmio; alunos e familiares sofrem com o déficit

A prefeitura de Ribeirão Preto afastou um terço dos professores da rede municipal de ensino no último mês, segundo dados da Secretaria de Educação. Mais de 1.200 professores ficaram afastados por um ou mais dias em julho, sendo 800 por falta abonada ou licença para tratamento de saúde (LTS).

Afastamentos por Saúde: Um Sinal de Alerta

Para a doutora em educação Bianca Correia (USP), esse número de afastamentos por motivos de saúde é preocupante. Ela questiona a falta de investigação da prefeitura sobre as causas desses afastamentos, sugerindo que problemas na rede de ensino, como condições de trabalho precárias, superlotação e falta de recursos materiais, possam estar contribuindo para o adoecimento dos professores.

Falta de Professores e Impactos na Educação

A reportagem da CBN recebeu denúncia de mãe de aluno de uma escola infantil, relatando a falta de professor substituto há três meses e aulas sendo liberadas às 11h por falta de docentes. O presidente do sindicato dos servidores, Laércio Carlos Augusto, aponta a falta de investimento em profissionais da educação e a necessidade de contratações como fatores cruciais para a resolução do problema. A rede municipal conta com 3.100 professores, entre efetivos e terceirizados.

Possíveis Soluções e o Futuro da Educação em Ribeirão Preto

A doutora Bianca Correia reconhece a complexidade do problema, que persiste há anos, e a falta de priorização da educação pela prefeitura. Ela sugere a convocação de professores aprovados em concursos anteriores como uma solução imediata, enquanto a prefeitura afirma estar organizando a atribuição de aulas e contratando novos professores substitutos. Apesar das declarações, a falta de ações efetivas e o histórico de problemas levantam preocupações sobre o futuro da educação em Ribeirão Preto.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.