Cajuru, Ipuã e Rifaina impuseram medidas mais rígidas nesta terça (25); ao todo, 13 municípios estão na situação
Região de Ribeirão Preto amplia lockdown para conter avanço da Covid-19
Expansão das medidas restritivas
Pelo menos 11 cidades da região de Ribeirão Preto adotaram medidas mais restritivas ou lockdown para combater o aumento de casos de Covid-19. Kajuru, Ipuã e Rifaina foram as últimas a decretarem novas medidas, somando-se a outras cidades como Altinópolis, Batatais, Bebedouro, Brodowski, Colômbia, Franca, Ribeirão Preto, Tayuva e Viradouro. Em Ribeirão Preto e Franca, o fechamento de supermercados, comércios e serviços em geral começa a valer a partir de amanhã.
Detalhes das restrições por cidade
Em Kajuru, o lockdown, que vai da meia-noite de quinta-feira até domingo, suspende o funcionamento de comércios, serviços, igrejas, salões de beleza, academias e escritórios (exceto 12 escritórios de contabilidade devido ao imposto de renda). A venda e compra de bebidas alcoólicas também está proibida, assim como as aulas presenciais. Há toque de recolher das 21h às 5h. Postos de combustíveis podem funcionar das 6h às 21h, com lojas de conveniência fechadas. Supermercados, mercadinhos, agropecuárias, pet shops e serviços de alimentação funcionam com delivery. Ipuã segue medidas semelhantes, com toque de recolher das 20h às 5h, de sexta-feira até 6 de junho. Rifaina, por sua vez, impõe restrições de quinta-feira à meia-noite até as 11h59 do dia 10 de junho, proibindo, além da venda de bebidas alcoólicas, o funcionamento de academias, quadras, campos de futebol, e a locação de ranchos e o uso de embarcações. Praias, parques e rampas municipais também serão fechados.
As medidas restritivas adotadas pelas cidades da região de Ribeirão Preto demonstram a preocupação com o aumento recente dos casos de Covid-19 e buscam conter o avanço da pandemia por meio do isolamento social e da redução da circulação de pessoas. A situação exige a colaboração da população para o cumprimento das regras estabelecidas, visando a proteção da saúde coletiva.



