CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais um aplicativo de motoristas particulares chega a Ribeirão Preto

Cadastro de condutores começa na próxima segunda-feira (14); taxistas reclamam de concorrência desleal
aplicativo motoristas particulares
Cadastro de condutores começa na próxima segunda-feira (14); taxistas reclamam de concorrência desleal

Cadastro de condutores começa na próxima segunda-feira (14); taxistas reclamam de concorrência desleal

Após a chegada do Uber em setembro de 2016, Ribeirão Preto recebe mais uma plataforma de mobilidade urbana: o aplicativo 99. A partir de segunda-feira, a empresa inicia o cadastro de motoristas para a modalidade 99Pop, que, segundo Ana-Carla Lopes, gerente regional de relações públicas, possui a menor taxa do mercado e promete gerar mais de 3 mil empregos.

Requisitos para Motoristas

Para se cadastrar, é necessário possuir carteira de habilitação com registro de atividade remunerada, veículo fabricado a partir de 2011, com quatro portas e ar-condicionado. A empresa realiza uma seleção dos candidatos antes de liberá-los para as corridas. Como medida de segurança para os motoristas, existe a opção de desabilitar o pagamento em dinheiro, priorizando transações via aplicativo ou cartão.

Expansão e Impacto

Ribeirão Preto será a terceira cidade do interior de São Paulo a receber o aplicativo 99Pop, que também estará disponível em Sertãozinho, Serrana, Pontal, Cravinhos, Jardinópolis, Barrinha, Brodosqui, Pradópolis e Dumont até o fim do mês. A chegada do aplicativo, no entanto, tem gerado controvérsia entre os taxistas.

Reação dos Taxistas

Rogério Bernardinelli, presidente da Coopertaxi, afirma que a concorrência é desleal, pois os taxistas arcam com diversos tributos que os motoristas de aplicativos não pagam. A Coopertaxi ingressou com ação judicial buscando a legalização dos aplicativos ou a isenção de impostos e taxas para os taxistas.

A chegada do aplicativo 99Pop em Ribeirão Preto representa mais uma opção de transporte para a população, mas também acende o debate sobre a regulamentação dos serviços de mobilidade urbana e a concorrência com o setor de táxis.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.