A Anvisa já aprovou a testagem em humanos; a aplicação do imunizante deve começar no primeiro semestre do ano que vem
Ribeirão Preto, polo tecnológico na área da saúde, destaca-se com o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19.
Vacina em desenvolvimento
A empresa de biotecnologia Farmacor, localizada no Supera Park, em parceria com a Pds Biotec (EUA), desenvolve uma vacina inovadora. A primeira fase de testes em roedores apresentou resultados positivos e foi submetida à Anvisa para aprovação dos testes em humanos, prevista para 2021.
Tecnologia inovadora
A vacina combina uma proteína do Sars-CoV-2 com nanotecnologia para ativar as células T, responsáveis pela proteção contra a doença. O sistema VersamuniCov-2FC promete imunização de longo prazo, reduzindo a necessidade de revacinação.
Leia também
Parceria internacional e próximos passos
A CEO da Farmacor, Helena Facioli, destaca a colaboração com a Pds Biotec, dividindo as etapas de desenvolvimento entre Brasil e EUA. A próxima fase de testes em humanos está prevista para o primeiro semestre de 2021, utilizando locais em ambos os países. Além desta vacina, outras estão em testes na região, incluindo as vacinas Sinovac/Butantã e Janssen (Johnson & Johnson).
A cidade consolida seu papel como centro de pesquisas e desenvolvimento na área da saúde, impulsionando inovações no combate à pandemia.



