Em Aguaí, o cultivo da Manga Palmer rende frutos suculentos e perfumados, mas exige dedicação e enfrentar extremos climáticos
O programa Epeagro, transmitido pela Rádio CBN no sábado, Manga gigante surpreende produtores e encanta, 15 de março de 2025, abordou temas relevantes para o agronegócio, destacando a produção agrícola, o mercado e a previsão do tempo para o setor.
Feijão com preços em queda
Segundo levantamento do Instituto Brasileiro dos Feijões (Ibrafi), Manga gigante surpreende produtores e encanta, os preços do feijão carioca fecharam fevereiro com queda de 29% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto o feijão preto registrou redução de 42%. O aumento da oferta de feijão preto, decorrente do maior plantio motivado por bons resultados em 2023 e 2024, contribuiu para essa queda. A safra da Argentina, importante concorrente no mercado, já alcançou 80% da área prevista, com chuvas se regularizando após perdas por geada no ano anterior. A expectativa de exportação para o feijão preto em 2025 é menor que em 2024.
Manga Palmer do interior paulista surpreende com frutos maiores: A manga Palmer, uma das variedades mais cultivadas no interior de São Paulo, tem apresentado frutos maiores e mais pesados, chegando a quase 1,5 kg, acima do padrão usual de 450 a 650 g. Essa mudança está associada à seca do ano anterior, que provocou uma seleção natural nas árvores, com menor número de frutos e maior direcionamento de recursos para os que permaneceram, resultando em mangas mais robustas. A qualidade da fruta não foi comprometida, mantendo sabor, aroma e textura característicos. A manga é rica em vitamina C, fibras, beta-caroteno e potássio, oferecendo benefícios para a saúde. Apesar da redução na produção devido à seca, a qualidade e o sabor das mangas Palmer estão em destaque na safra de 2025.
Leia também
Previsão do tempo indica chuvas irregulares e temperaturas elevadas: A meteorologista Marina Fávaro informou que o final do verão e início do outono, a partir de 21 de março, manterão temperaturas elevadas e chuvas na forma de pancadas e temporais, especialmente nas regiões de Campinas e Ribeirão Preto. As chuvas devem continuar até meados de abril, com redução e irregularidade a partir da segunda quinzena do mês. O outono de 2025 tende a ser mais úmido e um pouco mais frio que o do ano anterior, com possibilidade de massas de ar polar trazendo dias mais frios entre abril e junho.
Safra de cana-de-açúcar registra queda na moagem e produção: Dados da União da Indústria da Cana de Açúcar indicam que as usinas da região centro-sul processaram 282 mil toneladas de cana na segunda quinzena de fevereiro, quase metade do volume do ano anterior. No acumulado da safra 2024-2025 até março, a moagem totalizou 614 milhões de toneladas, queda de 5% em relação ao ano anterior. A produção de açúcar no período caiu 45,56%, totalizando 9 mil toneladas, e a fabricação de etanol alcançou 337 milhões de litros, sendo 94% provenientes do milho.
Impactos da seca na Argentina e no Rio Grande do Sul
O consultor José Carlos de Lima Jr. destacou que a seca na Argentina, com janeiro de 2025 registrando o menor volume de chuvas desde 1988, reduziu as estimativas de safra para milho (de 50 para 46 milhões de toneladas) e soja (de 54 para 47 milhões de toneladas). No Rio Grande do Sul, a seca tem causado perdas de produtividade de até 50% em algumas regiões, afetando principalmente a soja. O estado é o quinto maior produtor nacional de soja, mas o impacto nacional é mitigado pela expectativa de safra recorde no Mato Grosso. A seca pode aumentar a inadimplência entre produtores que enfrentam dificuldades para cobrir custos de produção.
Entenda melhor
A manga Palmer, originária da Índia, é uma das variedades mais apreciadas no Brasil devido à sua polpa firme, sabor doce e casca fina. A seca pode reduzir a quantidade de frutos, mas tende a aumentar o tamanho e a concentração de nutrientes das mangas que permanecem na árvore. No caso do feijão, a oferta e a demanda influenciam diretamente os preços, que podem variar conforme a produção interna e a concorrência internacional, especialmente da Argentina.