Político do PSDB é a sétima convidada da série que ouve concorrentes à eleições pela região de Ribeirão Preto
A candidata a deputada federal Samantha Pineda do Arte Nogueira, do PSDB, concedeu entrevista à CBN. Natural de Curitiba, com 44 anos, advogada e professora de direito, Samantha também possui experiência como apresentadora de TV e já atuou em Brasília como consultora legislativa de assuntos ambientais, participando da elaboração do Código Florestal. Antes de se candidatar, presidiu o Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto.
Trajetória Política e Motivações
Samantha explicou sua decisão de concorrer à Câmara Federal, destacando a busca por continuidade ao trabalho do marido, o deputado Arte Nogueira, conhecido por seu legado de emendas parlamentares na região. Sua experiência em Brasília e conhecimento do processo legislativo federal a impulsionaram a buscar o cargo. Ela refutou a ideia de que sua candidatura possa prejudicar a imagem do marido caso não seja eleita, argumentando que seu trabalho como prefeita é reconhecido pela população.
A Importância da Participação Feminina na Política
A candidata enfatizou a importância da maior participação feminina na política, comparando a ausência feminina na tomada de decisões à falta de equilíbrio em uma casa. Ela destacou a necessidade de mais mulheres na política para promover a proteção e o equilíbrio social, considerando o alto índice de violência doméstica no Brasil.
Leia também
Visão Política e Propostas
Samantha comentou sobre sua posição em relação às divisões internas do PSDB após as denúncias da JBS, afirmando acreditar na justiça e na necessidade de punição para aqueles que infringiram as leis. Sobre suas propostas, destacou a intenção de apresentar projetos de lei em áreas como reformas políticas, tributárias e previdenciárias, com foco em equilibrar as contas públicas e investir em educação. Ela defendeu a necessidade de ajustes nas aposentadorias especiais para equilibrar a previdência.
Ao final, Samantha fez um apelo aos eleitores para que votem de forma consciente e responsável, buscando conhecer os candidatos antes de decidir seu voto. Ela defendeu a continuidade do combate à corrupção, iniciada pela Operação Lava Jato.



