Político do PSDB é o segundo convidado da série que ouve concorrentes à eleições pela região de Ribeirão Preto
A CBN entrevistou o candidato a deputado federal pelo PSDB, Youssefi Alimere, médico-nefrologista de 59 anos e presidente da Federação e do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo. Esta é sua primeira candidatura.
Por que a política?
Alimere justifica sua entrada na política pela necessidade de renovação do Parlamento. Ele critica a desvalorização do Legislativo em prol do Executivo, apontando isso como causa da crise política e econômica. Para ele, o modelo ideal de política é uma democracia onde o Parlamento, próximo ao povo, é valorizado e suas decisões, que afetam o cotidiano, são priorizadas. Ele cita a falta de reformas no ano eleitoral como exemplo dessa desvalorização.
Saúde como prioridade, mas não a única
Alimere destaca a importância da regionalização da saúde, usando a região metropolitana de Ribeirão Preto como exemplo. Ele aponta a necessidade de planejamento estratégico de leitos, como os de maternidade, para otimizar recursos e reduzir desperdícios. Ele também discute a eficácia das organizações sociais na gestão da saúde, defendendo um modelo que integre o terceiro setor, o privado e o público, sem que o público seja necessariamente estatal. Ele critica a falta de integração entre os entes federativos (municipal, estadual e federal) na área da saúde, apontando a necessidade de comunicação e cooperação para evitar duplicação de esforços e otimizar recursos.
Leia também
Olhar além da saúde
Embora a saúde seja sua área de atuação, Alimere afirma que não se pode ser apenas “deputado da saúde”. Ele reconhece a importância de se engajar nas grandes reformas nacionais para impulsionar o desenvolvimento econômico e, consequentemente, melhorar as condições de vida da população, incluindo a saúde.



