Manifestantes protestaram no último sábado (11) contra a decisão do STF que derrubou a possibilidade de prisão em 2ª instância
Manifestação em Ribeirão Preto contra a soltura de Lula
No sábado à tarde, uma manifestação reuniu cerca de mil pessoas na Avenida 9 de Julho, em Ribeirão Preto, em protesto contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que liberou o ex-presidente Lula da prisão. Lula estava preso desde abril de 2018 e foi beneficiado por um julgamento que barrou as prisões de réus antes do trânsito em julgado do processo. A soltura foi autorizada pelo juiz Danilo Vieira Jr., da 12ª Vara Federal de Curitiba.
Indignação Popular e Mobilização
Marcelo Bueno de Almeida, coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL) em Ribeirão Preto, afirmou que a manifestação representa a indignação de milhares de brasileiros com a decisão do STF. O objetivo era defender a PEC 410 do Congresso, que define a prisão em segunda instância. Almeida destacou a superação das expectativas em relação ao número de participantes, considerando a mobilização um reflexo da indignação popular.
Ato Pacífico e Fluxo de Trânsito
A Transerp e a Polícia Militar confirmaram a presença de manifestantes na Avenida 9 de Julho. O ato foi considerado pacífico, com o movimento se dispersando tranquilamente. As vias paralelas chegaram a ser evitadas devido ao fluxo intenso de pedestres, carros de som e faixas. A 9 de Julho também foi palco, no domingo, do evento ‘9 de Julho Aberta’.
Leia também
A mobilização em Ribeirão Preto demonstra a repercussão da decisão judicial que libertou o ex-presidente Lula, gerando diferentes reações e mobilizando a população a expressar suas opiniões.



