Pesquisa do Hospital das Clínicas vai até domingo e pretende dar um panorama da doença na cidade
Entre hoje e domingo, uma força-tarefa de saúde de Ribeirão Preto visita mais de 700 casas para coletar amostras e testar a população para Covid-19. O objetivo é obter dados para estudar o avanço do vírus na cidade.
Testes em domicílio
Quinze veículos, cada um com uma equipe de três profissionais, percorrerão a cidade. Uma pessoa por casa, selecionada aleatoriamente ao chegar na residência, será convidada a participar. A equipe coletará amostras de sangue e swab para exame de carga viral, além de dados da família. A participação é voluntária.
Identificação dos agentes
Os agentes estarão identificados com crachás do Hospital das Clínicas e coletes amarelos ou verde-limão com a inscrição “pesquisador coronavírus” ou “fiscal”.
Leia também
Cronograma e resultados
A força-tarefa começa na zona oeste de Ribeirão Preto e segue para a zona leste nos próximos dias. Os resultados dos testes devem estar disponíveis até o meio da semana seguinte. As pessoas testadas receberão uma identificação que permitirá acessar os resultados online. Em caso de teste positivo, a equipe entrará em contato para orientações.
Este estudo, com amostragem aleatória, visa fornecer um painel representativo da situação da Covid-19 em Ribeirão Preto, abrangendo diferentes grupos etários e sociais. A participação da população é fundamental para a precisão dos resultados.


