CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mapeamento genético ajuda a identificar pacientes com tendência a quadro grave da Covid-19

Estudo auxilia na prevenção e indica as melhores formas de tratamento; professora da USP, Vânia Bonato, explica a técnica
mapeamento genético Covid-19
Estudo auxilia na prevenção e indica as melhores formas de tratamento; professora da USP, Vânia Bonato, explica a técnica

Estudo auxilia na prevenção e indica as melhores formas de tratamento; professora da USP, Vânia Bonato, explica a técnica

Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto desenvolveram um método inovador para identificar a gravidade da Covid-19 logo no diagnóstico, utilizando amostras de sangue.

Análise Genética para Prever o Agravamento da Doença

A pesquisa, liderada pela professora Vânia Bonato, do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, analisou assinaturas genéticas em amostras de sangue. Através da avaliação do transcriptoma – a expressão de mais de mil genes – foi possível identificar padrões distintos em pacientes com diferentes níveis de gravidade da doença. A análise se concentra na quantificação de neutrófilos e linfócitos, além de outras moléculas associadas à gravidade da infecção. Pacientes com Covid-19 grave apresentaram uma expressão gênica diferente nos neutrófilos, células de defesa presentes no sangue, em comparação com pacientes com formas mais brandas da doença.

Parceria e Resultados

O estudo, realizado em parceria com diversos departamentos da USP de Ribeirão Preto, utilizou amostras de pacientes que não tinham acesso à vacinação contra a Covid-19. A pesquisa identificou mais de cinco genes que indicam a probabilidade de um paciente desenvolver uma forma grave da doença. Os resultados podem auxiliar na previsão da gravidade da doença e, consequentemente, na escolha do melhor tratamento, principalmente para pacientes com formas moderadas que ainda estão em tratamento domiciliar, ajudando a identificar aqueles que necessitam de internação.

Aplicações Futuras e Considerações

A aplicação prática dessa descoberta em hospitais e laboratórios ainda requer a consideração de fatores como a regulamentação e o interesse das secretarias de saúde. A pesquisa também abre caminho para estudos futuros sobre a influência da vacinação nas assinaturas genéticas de pacientes com Covid-19. A colaboração multidisciplinar entre diferentes departamentos da USP foi fundamental para o sucesso do estudo, demonstrando a importância da união de esforços em prol da saúde pública.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.