Advogado chegou a ser preso, mas conseguiu passaporte português para onde se mudou em 2019
A Justiça decretou a prisão do advogado Marcelo Girgomes, envolvido na Operação Sevandígia, um grande esquema de corrupção em Ribeirão Preto. Girgomes, porém, encontra-se em Portugal, para onde se mudou há seis anos após ser preso por lavagem de dinheiro.
Fuga e Mudança de Nacionalidade
Após ser condenado por fraude e lavagem de dinheiro, Girgomes deixou o Brasil e obteve cidadania portuguesa. Essa mudança de nacionalidade dificulta sua extradição, já que Portugal não costuma extraditar seus cidadãos. O Ministério Público Federal moveu um processo para reverter a mudança de nacionalidade, alegando que se trata de uma manobra para evitar a justiça brasileira.
Dificuldades para a Prisão e Possível Prescrição
De acordo com Daniel Pacheco, advogado e professor de direito da USP, a extradição de Girgomes só seria possível caso ele deixasse Portugal e viajasse para outro país que aceitasse o pedido de extradição do Brasil. Há também a possibilidade de prescrição dos crimes, dependendo dos prazos e das diferentes condenações que o réu possui. Alguns crimes, como uma condenação de 2018, já podem ter prescrito, enquanto outros, mais recentes, ainda estão sujeitos a julgamento.
Situação Atual e Tentativas de Contato
A reportagem tentou contato com a família de Marcelo Girgomes, mas não obteve resposta. A situação permanece complexa, com a possibilidade de prescrição de alguns crimes e a dificuldade de extradição enquanto ele permanece em Portugal com cidadania portuguesa. A justiça brasileira aguarda desdobramentos do caso.



