CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Máscaras de políticos lideram as vendas para o carnaval de Ribeirão

Situação política delicada no país se torna forma de protesto na festa mais popular do Brasil
Máscaras de políticos
Situação política delicada no país se torna forma de protesto na festa mais popular do Brasil

Situação política delicada no país se torna forma de protesto na festa mais popular do Brasil

O Carnaval, tradicionalmente, reflete o cotidiano brasileiro, eventos históricos e figuras importantes. Este ano, a mensagem carnavalesca se manifesta nos rostos dos foliões, especialmente nos bailes de salão, através de máscaras e fantasias que satirizam a realidade política do país.

O ‘Japonês da Federal’ Lidera a Folia

Em diversas lojas de artigos carnavalescos, as figuras proeminentes da Operação Lava Jato ganharam destaque nas vendas. O agente da Polícia Federal Newton Ishii, conhecido como o ‘Japonês da Federal’ por sua participação nas prisões de suspeitos de corrupção na Petrobras, lidera a preferência dos foliões. Segundo Marcelo Sampaio Partata, dono de uma loja especializada, a máscara de Ishii está esgotada, inclusive nos fornecedores.

Reação Popular e Símbolo de Protesto

A alta procura pela máscara do ‘Japonês da Federal’ é vista como um sinal de que a população deseja expressar seu descontentamento com a corrupção. ‘Tenho a impressão de que isso que está acontecendo atrásra com essa venda desse Japonês da Federal é um sinal de que a população quer dar um toque, que é dar um basta em tudo isso que está acontecendo’, comentou Partata.

Outras Figuras Políticas e seus Preços

José Dirceu ocupa o segundo lugar na procura por máscaras. Já a ex-presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula perderam popularidade em relação aos carnavais anteriores, ficando em terceiro e quarto lugar, respectivamente. Lisa Leslie Alves, funcionária de outra loja de fantasias, observou que há até diferença de preço entre as máscaras mais procuradas. ‘Dilma, que a gente tem também para vender… Pessoas acabam levando essas figuras políticas, qual que é a média de preços? 450, 7, vários preços’.

Em meio à festividade, a manifestação política se faz presente, transmitindo um recado aos envolvidos nas investigações. Luiz Carlos Barreto, corretor de imóveis, planeja usar a máscara do ‘Japonês da Federal’ como forma de protesto contra a impunidade no país. ‘Esse ano eu vou de japonês da federal, porque até em forma de protesto, com essa impunidade que a gente está tendo no país, aliás, se eu estiver no salão de japonês da federal e ver alguém de política, eu vou prender também. Eu acho que é uma forma de protestar também contra essa situação que nós estamos vivendo’.

A atmosfera de brincadeira e folia não impede que o Carnaval se torne um palco para o anseio por justiça e o fim da impunidade no Brasil.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.