Atleta ribeirão-pretana conquistou a prata na modalidade de salto em distância classe T20 nas Paraolimpíadas de Paris 2024
Hiberampretana conquista prata em Paris
Zilei de Cassiano da Silva, de 26 anos, para-atleta de Hiberampreto, retornou à cidade nesta terça-feira após conquistar a medalha de prata no salto em distância (classe T20) nos Jogos Paralímpicos de Paris. A atleta ficou atrás apenas da polonesa Carolina Kuchask, campeã com 5,82m, com Zilei alcançando a marca de 5,76m. A medalha de bronze ficou com a turca Fatima Danla Al-tin (5,73m).
Um ciclo vitorioso
Em entrevista à CBN, Zilei comemorou a conquista, descrevendo-a como a conclusão de um ciclo vitorioso. Ela já havia conquistado ouro no Mundial de Kobe em 2024 e prata no Mundial de Paris em 2023. Apesar de uma lesão recente, Zilei se recuperou a tempo da competição e expressou sua alegria com a medalha, mesmo sentindo um “gostinho de ouro”. Esta foi a primeira participação de Zilei em Jogos Paralímpicos.
Olhos em Los Angeles 2028
A atleta já projeta o futuro, com o objetivo de competir nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles em 2028. Sua participação contribuiu para o resultado histórico da delegação brasileira em Paris, que alcançou o top 5 do quadro de medalhas pela primeira vez, com um total de 89 medalhas (25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze).
Leia também
Zilei de Cassiano da Silva representou Hiberampreto e o Brasil com maestria em Paris. Sua determinação e superação inspiram e demonstram o potencial do esporte paralímpico brasileiro.



