CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Médica de Ribeirão Preto afirma ter o registro médico clonado

A doutora que não quis se identificar, disse que desde 2015 o CRM dela é usado de maneira indevida por outra pessoa
Médica de Ribeirão Preto afirma ter
A doutora que não quis se identificar, disse que desde 2015 o CRM dela é usado de maneira indevida por outra pessoa

A doutora que não quis se identificar, disse que desde 2015 o CRM dela é usado de maneira indevida por outra pessoa

Uma médica endocrinologista e nutróloga de Ribeirão Preto denunciou que seu número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) vem sendo utilizado de forma indevida desde 2015 — Médica de Ribeirão Preto afirma ter —. Ela relatou que seu CRM foi clonado e que um carimbo falso com seu nome e número foi confeccionado para a emissão de receitas e atestados falsos.

A profissional, que pediu para ter sua identidade preservada, registrou boletins de ocorrência e fez denúncias formais ao Conselho Regional de Medicina. Segundo ela, o uso indevido do CRM configura estelionato, pois envolve a falsificação de assinaturas e documentos médicos, atos que exigem alta responsabilidade.

“Desde 2015, venho registrando esses casos. No ano passado, foram três atestados falsos emitidos em meu nome, e recentemente ocorreu outro. Apesar das denúncias, não tive retorno das autoridades ou do Conselho sobre providências tomadas”, afirmou a médica.

“Como todo mundo sabe, uma receita controlada e um atestado médico são atos de alta responsabilidade e incluem assinatura, carimbo e o CRM do médico que emite. Infelizmente, hoje se consegue fazer carimbos falsos facilmente, basta ter o nome e o CRM da pessoa”.

Denúncias e investigação: A médica informou que mantém documentação detalhada dos casos e que não é a única a sofrer esse tipo de fraude, conhecendo pelo menos outros dois colegas que passaram pela mesma situação. Ela lamenta a falta de respostas e ações concretas das autoridades policiais e do Conselho Regional de Medicina.

Consulta pública do CRM: O secretário de Saúde de Ribeirão Preto, Maurício Godinho, confirmou que o site do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (crmesp.org.br) permite a consulta pública dos registros dos médicos, incluindo número do CRM, nome completo, situação do registro e, em muitos casos, foto do profissional.

Além disso, nas unidades de saúde do município, as escalas de plantão são expostas na entrada, permitindo que pacientes verifiquem os médicos em atividade. Para consultas mais detalhadas, o site do Conselho é indicado.

Posicionamento do Conselho Regional de Medicina

A reportagem entrou em contato com o Conselho Regional de Medicina de São Paulo para obter informações sobre o caso, mas até o momento não houve resposta.

Entenda melhor

O CRM é um registro obrigatório para que médicos possam exercer legalmente a profissão no Brasil, sendo necessário para a assinatura de receitas, atestados e outros documentos médicos. A falsificação desse registro configura crime de estelionato e pode colocar em risco a saúde dos pacientes.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.