Carvykti foi testado em 419 pacientes com mieloma múltiplo; hematologista Marina Coutinho analisa o estudo
Um novo medicamento para tratamento de câncer, baseado em modificação genética de células, mostra resultados promissores. De acordo com estudo da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, ele reduz em 74% o risco de progressão da doença.
Imunoterapia Personalizada: Uma Nova Era no Combate ao Câncer
A Dra. Marina Coutinho, médica hematologista, explica que este tratamento, chamado imunoterapia personalizada, direciona a ação terapêutica especificamente às células doentes. Diferentemente da quimioterapia, que afeta outros órgãos, esta terapia atua exclusivamente nas células cancerígenas, minimizando efeitos colaterais.
Avanços no Brasil e no Mundo
A técnica, que envolve a coleta de linfócitos do paciente, seu treinamento em laboratório para combater o câncer e posterior reintrodução no organismo, já é aplicada em diversos locais. No Brasil, já está disponível comercialmente para leucemias agudas, linfomas e mieloma múltiplo. Pesquisas nacionais, como as desenvolvidas em Ribeirão Preto, buscam viabilizar a produção nacional do medicamento, reduzindo custos e aumentando o acesso ao tratamento.
Leia também
Esperança para Pacientes com Câncer Avançado
Este tipo de imunoterapia oferece esperança, principalmente para pacientes que já esgotaram outras opções de tratamento. A Dra. Coutinho destaca que a terapia biológica tem demonstrado eficácia em casos onde outras terapias falharam, abrindo novas perspectivas para o controle e cura do câncer.


