Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marisa Fernandes
Cinco médicas cubanas foram designadas para reforçar o atendimento nas unidades básicas de saúde de São Sebastião, Jardim Aeroporto 1 e 3, e Parque do Horto, em Franca. A chegada das profissionais ocorreu nesta quinta-feira, e a prefeitura está providenciando moradia para elas.
Acomodação e Suporte Municipal
De acordo com a secretária de Saúde, Rosane Moscardini, as médicas residirão juntas em uma casa alugada pelo município. A prefeitura se responsabilizará pela alimentação e estadia das profissionais, conforme o acordo estabelecido. As médicas estão no Brasil há um mês, tendo passado por um curso de língua portuguesa e avaliação em São Paulo, mas, por ora, não estão autorizadas a conceder entrevistas.
Condições de Trabalho e Expectativas
O contrato entre a prefeitura de Franca e o governo federal estipula uma jornada de 32 horas semanais para as médicas, complementadas por 8 horas dedicadas a estudos e desenvolvimento profissional. A expectativa é que iniciem suas atividades em aproximadamente dez dias. O programa Mais Médicos solicitou inicialmente oito profissionais para Franca, com a chegada de mais três prevista para abril.
Leia também
Necessidade de Mais Profissionais
Apesar da chegada das médicas cubanas, a secretária de Saúde ressalta que a cidade ainda necessita de pelo menos oitenta médicos para atender a toda a rede municipal de saúde. As profissionais recém-chegadas têm o objetivo de amenizar a carência de profissionais, focando na atenção básica através do programa de saúde da família e das unidades básicas de saúde. A secretária enfatizou a necessidade de médicos e emergencialistas, especialidades não contempladas pelo programa Mais Médicos.
A chegada das médicas representa um reforço importante para a atenção primária, embora a demanda por profissionais de saúde no município ainda seja alta.



