CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Médico alerta para riscos à saúde no Carnaval com álcool e energéticos

Misturas perigosas, bebidas de procedência duvidosa e uso indevido de medicamentos acendem alerta para os foliões.
carnaval
Misturas perigosas, bebidas de procedência duvidosa e uso indevido de medicamentos acendem alerta para os foliões.

Na coluna Com Ciência desta semana, o médico Rodrigo Stábile chamou a atenção para os riscos à saúde durante o Carnaval, após a confirmação da 12ª morte por intoxicação por metanol no estado de São Paulo, incluindo um óbito em Guariba. O especialista reforçou que é fundamental verificar a procedência das bebidas consumidas, já que produtos adulterados podem causar intoxicações graves e até levar à morte.

Outro ponto destacado foi o perigo da mistura de álcool com energéticos. Enquanto o álcool atua como depressor do sistema nervoso central, os energéticos funcionam como estimulantes, sobrecarregando o coração. Em ambientes de calor, esforço físico e desidratação, comuns na folia, essa combinação aumenta o risco de taquicardia e morte súbita. O médico também alertou para o uso indevido de medicamentos para TDAH, como Venvanse e Ritalina, que têm efeito estimulante semelhante ao dos energéticos quando associados ao álcool.

Stábile ainda desmistificou a ideia de que beber mais álcool cura a ressaca e orientou que hidratação e alimentação leve são as melhores estratégias de prevenção. Pessoas com problemas cardiovasculares devem redobrar os cuidados. Para entender melhor os riscos e as orientações para um Carnaval mais seguro, ouça a íntegra da coluna.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.