CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Médico alerta sobre os riscos à saúde para quem vai viajar por muitas horas

Ficar por muito tempo sentado pode causar problemas na circulação; obesidade e a falta de prática esportiva são agravantes
riscos à saúde viagem longa
Ficar por muito tempo sentado pode causar problemas na circulação; obesidade e a falta de prática esportiva são agravantes

Ficar por muito tempo sentado pode causar problemas na circulação; obesidade e a falta de prática esportiva são agravantes

O período de férias costuma ser sinônimo de viagens e descanso, mas é preciso ficar atento aos riscos à saúde, principalmente em viagens longas.

Riscos da imobilidade em viagens longas

Ficar muito tempo sentado durante viagens longas aumenta o risco de desenvolver trombose venosa profunda (TVP), condição que pode levar à embolia pulmonar, uma complicação grave com risco de morte. O corretor de móveis Diego Marcon e seu irmão enfrentaram embolia pulmonar, com o irmão chegando a ter 80% do pulmão obstruído, necessitando de uma cirurgia de 12 horas. Diego relata sintomas como cansaço, falta de ar e palpitações cardíacas, que levaram ao diagnóstico.

Prevenção e tratamento da embolia pulmonar

O cardiologista Nélio Resende Cardoso explica que a embolia pulmonar, embora não seja frequente, afeta principalmente pessoas com varizes ou histórico de TVP. Ele destaca a importância de cuidados especiais em viagens longas, como a movimentação regular para estimular a circulação sanguínea. O uso de medicamentos como anticoagulantes (como a heparina) pode ser considerado em alguns casos, mas somente com orientação médica, principalmente para quem já teve trombose. A automedicação é desaconselhada.

Sintomas e cuidados

O Dr. Nélio lista os principais sintomas da embolia pulmonar: falta de ar súbita, dor no peito, tosse, queda de pressão arterial, pele fria e sudorese. A recomendação é buscar atendimento médico imediatamente caso esses sintomas apareçam. Em viagens aéreas, a sugestão é levantar e caminhar periodicamente para auxiliar a circulação. Pessoas com histórico familiar de problemas circulatórios, obesidade, tabagismo ou sedentarismo devem consultar um médico antes de viagens longas para avaliação e orientações específicas.

Portanto, planejar uma viagem inclui também a preocupação com a saúde. Prevenir problemas circulatórios, principalmente em viagens longas, requer atenção e cuidados, sendo fundamental a consulta médica para avaliação individualizada e recomendações adequadas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.