Terceira intervenção acontece neste sábado, no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto
As irmãs siamesas, unidas pelo topo do crânio, estão prestes a passar por sua terceira cirurgia de separação no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. O procedimento, previsto para amanhã, é considerado o mais complexo até o momento, pois envolve a separação dos cérebros das gêmeas.
Cirurgia Complexa e Inédita no Brasil
Segundo informações da equipe médica, a cirurgia de amanhã exigirá técnicas altamente especializadas para separar as estruturas cerebrais. A proximidade e a interligação do sistema vascular das gêmeas representam os maiores desafios para os cirurgiões. O procedimento é inédito no Brasil e resultado de uma parceria entre a Faculdade de Medicina da USP e um hospital de Nova Iorque, com a participação do renomado médico norte-americano James Godric.
Etapas da Separação e Planos para o Futuro
Após a cirurgia de amanhã, que focará na separação óssea, a equipe cirúrgica, composta por profissionais do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, realizará a reconstrução da pele. A separação total das gêmeas está prevista para novembro, após a conclusão da cirurgia plástica. A pediatra Maristela Bergamo, que acompanha as meninas desde sua chegada de Ciara, já planeja o apoio necessário para a adaptação das irmãs à vida após a separação, incluindo a preparação de um lar adequado para as duas.
Leia também
Apoio e Expectativas
Apesar de não compartilharem o mesmo cérebro, a complexidade da cirurgia se deve à proximidade e à interligação de seus sistemas vasculares. As duas primeiras cirurgias foram menos complexas, mas a equipe médica se mostra confiante e preparada para o desafio. A CBN Ribeirão Preto acompanhará o caso e manterá seus ouvintes informados sobre o andamento do procedimento e a recuperação das gêmeas.



