No total, 14 profissionais testaram positivo; atletas se reapresentaram nesta quarta-feira (1)
Em meio à pandemia de COVID-19, os clubes participantes do Campeonato Paulista receberam a liberação para retornar aos treinos com bola a partir de ontem. Entretanto, o Botafogo de Ribeirão Preto enfrenta dificuldades para retomar as atividades em sua cidade.
Treinos Restritos em Ribeirão Preto
Devido à permanência de Ribeirão Preto na fase vermelha do Plano São Paulo, o Botafogo está impedido de realizar treinos coletivos com bola. As atividades consideradas não essenciais, como os treinos de clubes profissionais, permanecem proibidas. O clube aguarda a liberação da prefeitura e do governo estadual para intensificar os treinamentos e evitar prejuízos na preparação em relação aos seus concorrentes.
Alternativas e Protocolos de Segurança
O governo do estado sugeriu que o clube treine em cidades na fase laranja ou amarela, como São José do Rio Preto ou Araraquara. No entanto, o Botafogo descartou essa opção devido aos altos custos envolvidos em hospedar o elenco e a comissão técnica em outra cidade, principalmente considerando a incerteza sobre a data de retomada do Paulistão. O clube adotou rigorosos protocolos de segurança. Os atletas realizam testes regulares, e aqueles que testaram positivo para COVID-19 foram afastados. Aqueles que testaram negativo estão realizando treinamentos em grupos reduzidos, com foco em avaliações médicas e fisiológicas, prevenção de lesões e condicionamento físico. Os jogadores chegam de carro, vão diretamente ao gramado, treinam e retornam para casa, recebendo kits de uniformes e materiais para os próximos treinos.
Leia também
Situação Atual e Perspectivas
Dos 14 funcionários do Botafogo que testaram positivo para COVID-19, 13 seguem com o diagnóstico, incluindo nove atletas do elenco profissional. Desde a última segunda-feira, novos testes não detectaram novos casos. A expectativa é de que o Paulistão seja retomado em 22 de julho, restando duas rodadas da primeira fase. O Botafogo luta para evitar o rebaixamento.


