CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Médico do comitê da OMS de enfrentamento a Covid-19 dá detalhes das ações de combate

Saiba mais sobre a doença que já causou ao menos nove mortes no estado de São Paulo
combate a Covid-19
Saiba mais sobre a doença que já causou ao menos nove mortes no estado de São Paulo

Saiba mais sobre a doença que já causou ao menos nove mortes no estado de São Paulo

Em entrevista à CBN, o médico e professor titular do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, João Paulo Dias de Souza, membro do Comitê de Especialistas da OMS de Enfrentamento à Covid-19, esclareceu dúvidas sobre a pandemia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Enfrentamento da Covid-19

A OMS acompanha a situação do coronavírus globalmente, articulando-se com os sistemas de informação de diferentes países para receber informes diários sobre a progressão da doença. O Dr. Souza participa de um comitê que trata das formas graves da doença, monitorando informações sobre tratamentos e evidências científicas, e emitindo recomendações globais por meio de videoconferências.

Desmentindo Mitos e Verdades sobre o Coronavírus

O Dr. Souza destaca a importância de se atentar às informações oficiais veiculadas por órgãos como a OMS, o Centro Europeu de Controle de Doenças e o Ministério da Saúde do Brasil. Ele alerta para a disseminação de informações falsas ou baseadas em incertezas, como as relacionadas à cloroquina, enfatizando a necessidade de cautela na avaliação de estudos preliminares e a consideração dos efeitos colaterais de qualquer medicação. Quanto à duração do vírus em superfícies, ele explica que superfícies porosas e rugosas retêm o vírus por mais tempo, mas reforça a importância da higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel, além da etiqueta respiratória.

Medidas de Prevenção e Transmissão Local

O médico apoia as medidas de isolamento social adotadas por cidades como Ribeirão Preto, afirmando que a diminuição da circulação de pessoas reduz a sobrecarga no sistema de saúde. Ele comenta sobre a mudança de protocolo no atendimento de pessoas com sintomas de gripe, justificando a necessidade de tratar todos os casos com sintomas respiratórios agudos como potenciais casos de coronavírus devido à dificuldade de diagnóstico clínico e à escassez de testes. Por fim, o Dr. Souza define transmissão local como a transmissão da infecção entre pessoas de uma mesma localidade, diferenciando-a da transmissão comunitária, onde a fonte não pode ser identificada, e afirma que o Brasil já se aproxima dessa fase.

A entrevista com o Dr. João Paulo Dias de Souza forneceu importantes esclarecimentos sobre a pandemia de Covid-19, destacando a necessidade de se basear em informações oficiais, praticar medidas de higiene e isolamento social, e estar atento à evolução da transmissão do vírus.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.