No domingo (29) será celebrado o Dia Nacional do Combate ao Fumo; cigarro é responsável por 90% dos casos de câncer no pulmão
Neste domingo, 29 de outubro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data serve para alertar a população sobre os graves riscos à saúde causados pelo tabagismo, responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão.
Doenças Relacionadas ao Tabagismo
O tabagismo está diretamente ligado a uma série de doenças, sendo considerado um dos maiores males à saúde pública. Entre as principais consequências estão doenças cardiovasculares, problemas pulmonares como enfisema, e diversos tipos de câncer, incluindo os de cabeça e pescoço e de bexiga. A exposição ao fumo passivo, mesmo em menor escala, também acarreta riscos à saúde, principalmente em crianças.
Dependência Química e Tratamento
A nicotina, principal componente do cigarro, é uma substância altamente viciante, gerando dependência química e dificultando a interrupção do hábito. O tratamento para o abandono do tabagismo envolve medidas comportamentais e medicamentosas, como adesivos de nicotina, que liberam gradualmente a substância, diminuindo a fissura e a dependência. Apesar da nicotina ser a substância mais conhecida, a dependência é causada por uma combinação de diversas substâncias presentes no cigarro.
Leia também
- Você fuma? Se sim, é importante informar esse hábito ao seu médico!
- Aumento de doenças respiratórias ribeirão preto: Número de pessoas com doenças respiratórias tem alta de 98% em Ribeirão Preto no mês de junho
- Pesquisadores da Unesp desenvolvem estudo que relaciona Covid-19 com a produção de Testosterona
Riscos e Prevenção
O tabagismo aumenta significativamente os riscos de complicações em caso de infecção por Covid-19, devido à fragilidade pulmonar causada pelo fumo. Para gestantes, o risco é ainda maior, podendo causar restrição do crescimento intrauterino e baixo peso ao bebê. A proibição da publicidade de cigarros e as imagens de advertência nos maços contribuíram para a redução do número de fumantes, mas o ideal ainda está longe de ser alcançado. Cigarros eletrônicos e de palha também causam danos à saúde, sendo que um único charuto equivale a cerca de cinco cigarros industrializados. O abandono do tabagismo requer vontade, acompanhamento profissional (pneumologista, especialista em tabagismo e psicólogo) e persistência, sendo as três primeiras semanas as mais cruciais para o sucesso do tratamento.



