Produtos embutidos e defumados são os principais vilões; confira a entrevista com o especialista Diocésio Andrade
Hoje é dia da saúde e nutrição, e a importância de uma alimentação adequada na prevenção do câncer é o nosso foco.
Alimentação e Prevenção do Câncer
Segundo o Dr. Ossésio Andrade, médico oncologista do Instituto Oncológico de Ribeirão Preto, uma boa nutrição é fundamental na prevenção de diversos tipos de câncer. A Organização Mundial da Saúde já identificou alguns alimentos como fatores de risco para o desenvolvimento da doença, como embutidos e defumados (relacionados ao câncer de pulmão).
Os Perigos da Obesidade e dos Alimentos Ultraprocessados
Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (2017) revelou que metade dos entrevistados não pratica exercícios físicos e um quarto não considera a obesidade um fator de risco para o câncer. O Dr. Andrade destaca que a obesidade aumenta o risco de recidiva em cânceres como o de mama (receptor hormonal positivo) e está fortemente ligada ao câncer de endométrio. Alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar e gorduras saturadas e trans, são apontados como grandes vilões.
Hábitos Saudáveis e Diagnóstico Precoce
Manter hábitos saudáveis, mesmo em tempos de pandemia, é um desafio. A falta de atividade física e dificuldades econômicas podem dificultar o acesso a alimentos mais saudáveis. O Dr. Andrade alerta para a importância do diagnóstico precoce, já que o câncer é uma doença silenciosa. Ele observa um aumento recente de casos de câncer em estágios avançados, possivelmente devido ao represamento de diagnósticos durante a pandemia. A busca por atendimento médico é crucial para evitar complicações.



