CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Médico que perdeu a filha de 7 anos para a Covid-19 incentiva a vacinação de crianças “já passou da hora”

Alicia Silva, de Ribeirão, não tinha comorbidades e morreu em janeiro deste ano; Anvisa deu aval para a imunização de crianças
vacinação infantil
Alicia Silva, de Ribeirão, não tinha comorbidades e morreu em janeiro deste ano; Anvisa deu aval para a imunização de crianças

Alicia Silva, de Ribeirão, não tinha comorbidades e morreu em janeiro deste ano; Anvisa deu aval para a imunização de crianças

Anvisa libera vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, mas governo federal ainda não define data

Liberação e Impasse

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou em 18 de dezembro de 2021 a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, utilizando o imunizante da Pfizer. Apesar da aprovação da Anvisa, o Ministério da Saúde ainda não anunciou o início da campanha de vacinação para essa faixa etária.

Histórias e Apelos

A urgência da vacinação é destacada pela perda de vidas infantis. Em Ribeirão Preto, o caso de Lícia, de 7 anos, que faleceu em decorrência de complicações da Covid-19 em 18 de janeiro, comoveu a população e reforça a necessidade da imunização. Rodolfo Aparecido da Silva, pai de Lícia e médico, faz um apelo ao governo para que a vacinação seja iniciada imediatamente, lamentando que a vacina poderia ter salvado a vida de sua filha. Comparando com outros países, França, Estados Unidos e Israel iniciaram a vacinação de crianças dessa faixa etária em novembro, enquanto a China e o Chile o fizeram em junho e setembro, respectivamente.

Segurança e Eficácia da Vacina

O médico pediatra Ivancia Violi Ferras destaca a segurança e a eficácia da vacina Pfizer para crianças de 5 a 11 anos, baseando-se em estudos robustos. Embora existam temores infundados sobre a falta de estudos, a especialista esclarece que os dados demonstram a segurança e eficácia do imunizante. Efeitos colaterais, como dor de cabeça, dor no corpo, fadiga e perda de apetite, são geralmente leves e transitórios. A miocardite, um efeito adverso raro, ocorreu em apenas 8 casos em mais de 40 mil crianças vacinadas nos estudos da FDA, sem nenhuma morte registrada. A médica enfatiza que a Covid-19 pode causar miocardite e a síndrome inflamatória multisistêmica, condições que a vacina ajuda a prevenir. O Dr. Ivan, além de médico, é pai e apela aos pais para que vacinem seus filhos, buscando informações confiáveis e desconsiderando notícias falsas.

Ribeirão Preto registrou 8 mortes de crianças de 0 a 9 anos devido à Covid-19 desde o início da pandemia, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. A faixa etária de 5 a 9 anos concentra o maior número de óbitos, com 4 registros. A vacinação é apresentada como uma medida crucial para proteger as crianças e reduzir a mortalidade infantil causada pela Covid-19.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.