Ouça a coluna ‘CBN Pet News’ com Nelson Genaro
Nesta semana, nossa coluna Pet News explorou a etologia e a relação entre humanos e animais de estimação. Na última terça-feira, o foco foi a ligação entre gatos e pessoas. Para discutir o assunto, convidamos o médico veterinário Jelson Genaro.
O início da relação entre gatos e humanos
Segundo Jelson, a aproximação entre humanos e gatos provavelmente começou há 4.000 a 9.000 anos atrás, na região do Egito, Sudão e Península do Sinai. Agricultores atraíam roedores, que por sua vez atraíam gatos. Os humanos, percebendo a utilidade dos felinos no controle de pragas, passaram a cuidar deles. Essa relação foi benéfica para ambos: os gatos tinham alimento, e os humanos, um método eficaz de controle de roedores.
A ligação emocional: gatos versus cachorros
Existe um preconceito de que a ligação emocional com gatos é menor do que com cães. Jelson explica que isso se deve às diferenças entre as espécies. Cães são mais gregários, vivendo em grupos, enquanto gatos podem ser solitários ou viver em grupos. Essa flexibilidade torna os gatos mais adaptáveis à vida urbana, onde o espaço é mais limitado. Apesar da independência, os gatos também formam laços intensos com seus tutores, tão fortes quanto os de cães. A diferença está na necessidade de espaço e atenção: gatos exigem menos saídas e podem se adaptar a ambientes menores.
Leia também
Peculiaridades da relação gato-humano e o futuro
Jelson destaca a natureza metódica e curiosa dos gatos. Mudanças no ambiente podem ser usadas para estimular a exploração e interação dos gatos com o seu entorno. A urbanização crescente e o estilo de vida mais individualizado favorecem a presença dos gatos nas casas, principalmente em grandes cidades. Um estudo da Universidade Carroll nos EUA sugere que donos de gatos e cães têm personalidades diferentes, com os amantes de gatos tendendo a ser mais introvertidos e sensíveis. A presença dos gatos nas casas deve aumentar nos próximos anos, principalmente em centros urbanos.
A conversa com o veterinário Jelson Genaro trouxe importantes insights sobre a relação entre humanos e gatos, mostrando que, apesar das diferenças comportamentais em relação aos cães, os felinos também formam laços afetivos profundos e importantes com seus tutores. A adaptação dos gatos à vida moderna e o aumento da sua presença nos lares são tendências que devem se acentuar no futuro.