CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Medidas para incentivar produção de biocombustíveis em São Paulo devem ser apresentadas na Agrishow

Estado é o maior produtor de cana-de-açúcar do país e conta com 180 usinas para produzir açúcar e etanol
produção biocombustíveis
Estado é o maior produtor de cana-de-açúcar do país e conta com 180 usinas para produzir açúcar e etanol

Estado é o maior produtor de cana-de-açúcar do país e conta com 180 usinas para produzir açúcar e etanol

São Paulo deve liderar a transição energética do país com foco na produção de biocombustíveis, segundo o secretário da Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai. O estado, principal produtor de cana do Brasil, com 180 usinas de etanol e açúcar (70 delas a menos de 20 km de gasodutos), detém 60% da área nacional de cultivo de cana, cerca de 10 milhões de hectares. Essa infraestrutura robusta, aliada a um pacote de medidas a ser apresentado na AgriShow, visa ampliar a presença de energia renovável no estado.

Incentivos à produção de biocombustíveis em São Paulo

O governo paulista planeja anunciar um conjunto de medidas para estimular a produção de biocombustíveis, aproveitando a localização estratégica das usinas e a extensa rede de gasodutos. A expectativa é que essas iniciativas fortaleçam ainda mais o setor sucroenergético paulista e contribuam para a meta de transição energética nacional.

Outros estados seguem o exemplo

Outros estados também demonstram interesse em impulsionar a produção de biocombustíveis. Mato Grosso do Sul, por exemplo, reduziu a alíquota do ICMS de 17% para 1,8%, um incentivo que deve impulsionar a produção de etanol no estado. A Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul estima que o estado avance no ranking nacional de produção de etanol, saltando da quarta para a segunda posição nas próximas safras.

A iniciativa de São Paulo, combinada com os movimentos de outros estados, sinaliza uma tendência crescente de investimento e incentivo ao setor sucroenergético, contribuindo para o desenvolvimento econômico e a diversificação da matriz energética brasileira.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.