CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Medo afasta garotas de receberem a segunda dose da vacina contra o HPV

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marco Guarizzo
segunda dose vacina HPV
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marco Guarizzo

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marco Guarizzo

A partir desta segunda-feira, postos de saúde em todo o estado de São Paulo, incluindo Ribeirão Preto, iniciaram a oferta de vacinas que protegem gestantes e bebês contra difteria, tétano e coqueluche, sendo esta última potencialmente fatal para os recém-nascidos. A imunização é destinada a gestantes entre o 17º e o 36º mês de gestação.

Vacinação de Gestantes contra Coqueluche

Ana Alice Castro e Silva, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Ribeirão Preto, esclarece que a vacina estará disponível por tempo indeterminado e não apresenta efeitos colaterais significativos. “É uma vacina que será introduzida na rotina e não causa reações adversas, sendo segura para gestantes. O objetivo principal é prevenir a coqueluche, especialmente nos primeiros meses de vida do bebê”, afirma.

Baixa Adesão à Vacina contra o HPV

Paralelamente, a segunda dose da vacina contra o HPV também está disponível na rede estadual de saúde. No entanto, a adesão tem sido menor do que o esperado. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, apenas 43% das jovens entre 11 e 13 anos foram imunizadas desde o início de setembro.

Ana Alice de Castro e Silva ressalta que os temores em relação a possíveis efeitos colaterais são infundados. “Houve uma divulgação intensa de reações localizadas que não tinham relação com a vacina. Ficou comprovado que não eram reações adversas à vacina. Aplicamos muitas doses em nossos adolescentes e não tivemos nenhum registro de reação grave, apenas uma leve dor ou mal-estar”, explica.

Ela enfatiza a importância da vacinação contra o HPV, uma doença sexualmente transmissível com alta incidência e potencial para desenvolver câncer de colo do útero. “É uma prevenção necessária”, conclui.

Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo

No próximo sábado, terá início a campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo. Crianças de seis meses a cinco anos devem receber as gotinhas que previnem contra essas doenças. Em Ribeirão Preto e região, os postos de saúde funcionarão das 8h às 17h.

A chefe da vigilância epidemiológica informa que a vacina também protege as crianças contra outras enfermidades, como caxumba e rubéola. “É a vacina tríplice viral atrásra. Para essa população de crianças, será feita uma campanha indiscriminada, ou seja, mesmo que a criança já tenha tomado todas as doses, é preciso que ela tome mais essa dose. É um reforço para todas as crianças”, detalha.

Ela orienta os pais a levarem a carteira de vacinação para avaliação. Caso a mãe não encontre a carteira, a criança ainda poderá ser vacinada, pois o registro das doses aplicadas está no sistema. “Mesmo fora das campanhas, todas as vacinas ficam disponíveis diariamente nos postos de saúde”, finaliza.

As iniciativas visam garantir a proteção da população contra diversas doenças, com foco especial em gestantes, bebês e crianças. A vacinação continua sendo uma das medidas mais eficazes para a prevenção e controle de enfermidades.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.