Subcoordenador da Secretaria da Fazenda, Vitor Manoel, explicou como será realizada a operação iniciada nesta quarta (12)
Megaoperação Fiscaliza Postos de Combustível em SP
Uma megaoperação em todo o estado de São Paulo, deflagrada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento, fiscaliza 171 postos de combustíveis suspeitos de irregularidades. A ação visa combater a adulteração de combustível e fraudes metrológicas, como a manipulação de bombas para entregar menos combustível do que o registrado.
Postos na Mira e Indícios de Fraude
Em Ribeirão Preto, oito postos são alvos da fiscalização, apresentando indícios de fraude volumétrica e adulteração. Os fiscais coletam amostras e verificam as bombas. Além da fraude volumétrica, postos com preços muito abaixo da média de mercado também são investigados, levantando suspeitas sobre a quantidade de combustível entregue. As denúncias de consumidores e informações de órgãos do setor auxiliam na identificação dos alvos.
Consequências da Fraude e Orientações ao Consumidor
Postos flagrados com adulteração de combustível são autuados e têm suas atividades suspensas. A fraude metrológica, constatada em loco, resulta na apreensão das bombas e suspensão imediata do posto. A Secretaria da Fazenda realiza operações frequentes para coibir essas práticas. A recomendação aos consumidores é a de desconfiar de promoções muito agressivas, principalmente em tempos de crise econômica, e ficar atento a qualquer sinal de irregularidade. Abastecer em postos suspeitos pode danificar o veículo. A fiscalização reforça a importância da denúncia por parte dos consumidores para combater essas práticas ilegais.
Leia também
A operação demonstra o compromisso das autoridades em proteger os consumidores e garantir a legalidade no setor de combustíveis. A fiscalização contínua e a conscientização da população são fundamentais para coibir fraudes e garantir a qualidade dos produtos comercializados.



