Jogador estava atuando no futebol português e chega ao Tricolor para reforçar o elenco que está disputando a Série B
Na última sexta-feira, Meia Marquinho reforça Botafogo, último dia da janela de transferências, o Botafogo anunciou a contratação do meia Marquinho, de 23 anos, para reforçar a equipe que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador, que pertence ao Académico de Viseu, de Portugal, chega por empréstimo e deve se apresentar à tarde no estádio Santa Cruz para exames e assinatura de contrato.
Marquinho se destacou na temporada 2022-2023 da segunda divisão portuguesa, Meia Marquinho reforça Botafogo, com 25 jogos, dois gols e 77,7% de aproveitamento em passes certos, sendo 70% deles no último terço do campo. Na temporada 2023-2024, já disputada, fez 33 jogos, marcou sete gols, foi eleito melhor jogador em três partidas e recebeu o prêmio de melhor meia da competição por dois meses consecutivos.
Trajetória do jogador: Natural de São José do Rio Pardo, interior de São Paulo, Marquinho iniciou sua carreira nas categorias de base do Cruzeiro, atuando no sub-20 em 2020. Em 2021, transferiu-se para a Chapecoense, onde disputou a Série A do Brasileirão. Permaneceu no clube até 2022, quando foi adquirido pelo Barra, de Santa Catarina. Em 2023, foi emprestado ao Académico de Viseu, clube que posteriormente o contratou em definitivo.
Leia também
Situação do Botafogo na Série B: Com a derrota do Criciúma para o Vila Nova por 1 a 0, o Botafogo voltou à zona de rebaixamento, ocupando a 17ª posição com 10 pontos, empatado com o Amazonas e à frente do Atlético com 6 pontos. O próximo adversário do Botafogo será o Paysandu, que ainda não venceu nenhuma partida em 11 rodadas e está próximo da zona de rebaixamento.
Preparação para o próximo jogo
O lateral-direito Jefferson comentou sobre a pressão para o jogo contra o Paysandu, destacando que a responsabilidade é a mesma de todos os jogos e que o time está focado em superar a fase difícil. A partida será realizada na sexta-feira, às 21h35, no estádio Kurozu, após mudança do local inicialmente previsto para o Mangueirão.
O técnico Alan Aal deve repetir a escalação do último jogo, com goleiro Vitor Souza; defesa formada por Jefferson, Erickson, Rafael Melhorim e Gabriel Risso; meio-campo com Gabriel Bispo, Sabite e Leandro Maciel; e ataque com Jonathan Caffu, Alexandre Jesus e Matheus Régis. Wesley Dias e Jefferson participaram normalmente dos treinos e devem ser relacionados para a partida. Jean Vitor, Alisson Cassiano, Gustavo Buchecha, Matheus Costa e Matheus Barbosa seguem fora por lesão.
Inscrições e reforços: O Botafogo ainda tenta inscrever até o final do dia o atacante Tomás Agustín, envolvido em negociação com o Corinthians, para reforçar a equipe na Copa Paulista. A chegada de Marquinho visa suprir a carência do time na posição de meia, função que vinha sendo improvisada com o volante Leandro Maciel.
Entenda melhor
A janela de transferências para a Série B do Campeonato Brasileiro fechou no último dia 7 e será reaberta no próximo mês, permanecendo aberta até setembro. A inscrição dos jogadores no BID da CBF é fundamental para que possam atuar oficialmente nas competições.


