CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MEIs excluídos do Simples Nacional têm até 30 de janeiro para pedir reenquadramento

Regularização de débitos e entrega da declaração anual são exigências para evitar a exclusão definitiva do regime simplificado
MEIs
Divulgação

Microempreendedores individuais que foram excluídos do Simples Nacional por débitos tributários ou pela não entrega da declaração anual de faturamento precisam ficar atentos ao prazo. O pedido de reenquadramento deve ser feito até o dia 30 de janeiro para evitar a exclusão definitiva do regime.

O alerta é do Sebrae, que reforça que muitos MEIs foram notificados pela Receita Federal ainda em 2025, por meio do Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional, mas nem todos acompanharam as mensagens.

Consulta situação

O primeiro passo, segundo o consultor do Sebrae Emerson Neves, é verificar a situação cadastral no Portal do Simples Nacional. No sistema, o microempreendedor consegue identificar se houve exclusão, a data e o motivo, como débitos tributários ou pendências na declaração anual.

A consulta também pode ser feita no e-CAC, com acesso via CNPJ, para identificar débitos junto à Receita Federal.

Regularização débitos

Após identificar as pendências, o MEI deve regularizar os débitos até o prazo final. É possível quitar os valores à vista ou optar pelo parcelamento diretamente no Portal do Simples Nacional. No caso de parcelamento, o pagamento da primeira parcela precisa ser feito até 30 de janeiro.

Além disso, é necessário verificar se há dívidas inscritas em dívida ativa da União, por meio do portal Regularize, e possíveis débitos estaduais ou municipais, que devem ser consultados nos sites das respectivas fazendas.

Declaração anual

Outro ponto essencial é a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI). Mesmo que seja feita em atraso, a declaração é obrigatória para que os débitos apareçam no sistema e possam ser parcelados ou pagos. A entrega fora do prazo gera multa automática.

Somente após regularizar as pendências é que o empreendedor poderá solicitar o reenquadramento tanto no Simples Nacional quanto no Simei.

Apoio Sebrae

Para auxiliar os microempreendedores, o Sebrae disponibiliza atendimento gratuito pelo telefone 0800 570 0800. Também há um e-book com orientações detalhadas, disponível na Vitrine Sebrae SP, além de um videocast explicativo com passo a passo sobre como voltar a ser MEI após a exclusão.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.