CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Menino de 3 anos morre em creche de Sertãozinho

Secretária de Saúde Rita Montenegro conversou com a CBN Ribeirão
Menino de 3 anos morre
Secretária de Saúde Rita Montenegro conversou com a CBN Ribeirão

Secretária de Saúde Rita Montenegro conversou com a CBN Ribeirão

A Secretaria de Saúde de Sertãozinho realizou uma ação de bloqueio em uma creche da cidade após a morte de um menino de três anos, Menino de 3 anos morre em creche de Sertãozinho, ocorrida na última sexta-feira, com suspeita de meningococemia, uma infecção generalizada causada pela bactéria da meningite que ataca a corrente sanguínea.

Atendimento inicial e evolução do caso

Segundo a secretária de Saúde de Sertãozinho, Rita Montenegro, a criança apresentou febre enquanto estava na creche. A diretora da instituição acionou a mãe, que levou o menino ao médico às 18h50 do mesmo dia. Na avaliação médica, foi constatada apenas irritação de faringe, e a prescrição foi de antitérmico, com recomendação para observação da evolução dos sintomas.

Na manhã seguinte, por volta das 7h, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas a criança já estava em óbito. A presença de rigidez cadavérica indicou que a morte ocorreu algumas horas antes do atendimento.

Investigação e medidas adotadas: O Serviço de Verificação de Óbito (SVO) indicou que a causa da morte pode ter sido meningococemia, embora a confirmação dependa de exames laboratoriais que ainda estão em andamento. Em resposta ao caso, a Secretaria de Saúde realizou bloqueio medicamentoso na creche, administrando antibióticos profiláticos a familiares e contatos íntimos da criança, incluindo colegas da mesma sala, funcionários da escola e um vizinho que teve contato próximo.

As pessoas que tiveram contato com a criança foram orientadas a procurar atendimento médico caso apresentem sintomas como febre e mal-estar, informando o contato com o caso suspeito.

Contexto local e protocolos de saúde

A secretária Rita Montenegro ressaltou que, apesar da gravidade do caso isolado, não há motivo para preocupação da população, pois existe um comitê de investigação de óbitos e protocolos de vigilância em vigor no município. Ela lembrou que, em 2003, Sertãozinho enfrentou um surto de meningite com cinco casos em uma semana, o que demandou ações ampliadas. No entanto, casos isolados são tratados com bloqueio localizado, como o realizado atualmente.

Vacinação contra meningococo: Rita Montenegro informou que a vacina contra o meningococo tipo C, o sorotipo mais comum, foi incorporada à rede pública há cerca de dois anos e meio e é aplicada a partir do terceiro mês de vida. A confirmação do sorotipo da bactéria que causou a infecção na criança será feita após a conclusão dos exames laboratoriais.

Informações adicionais

O caso segue sob investigação pelo comitê regional de saúde, que aguarda os resultados laboratoriais para confirmar a causa da morte e definir eventuais medidas complementares de controle.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.