CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Menino de dois anos morre após ser picado por escorpião enquanto brincava em Igarapava

Braddy Henrique Cardoso Santos foi socorrido para um hospital em Franca, onde ficou internado por dois dias, mas não resistiu
Menino de dois anos morre após
Braddy Henrique Cardoso Santos foi socorrido para um hospital em Franca, onde ficou internado por dois dias, mas não resistiu

Braddy Henrique Cardoso Santos foi socorrido para um hospital em Franca, onde ficou internado por dois dias, mas não resistiu

Um menino de dois anos morreu após ser picado por um escorpião em Guera Pava — Menino de dois anos morre após —. Ele estava internado há dois dias na Santa Casa de Franca e não resistiu ao envenenamento.

Segundo o repórter Fabio Marquiselli, Henrique Cardoso dos Santos foi picado no pé enquanto brincava na casa da bisavó, no domingo pela manhã. Após a picada, ele chorou muito e foi levado ao hospital, onde permaneceu internado até o falecimento.

Casos de picadas de escorpião em Ribeirão Preto

De janeiro a fevereiro deste ano, foram registrados 340 casos de picadas de escorpião em Ribeirão Preto, um aumento em relação aos 249 casos no mesmo período do ano passado. A média diária de picadas subiu de 4,1 para 5,7.

Riscos para crianças e sintomas: A infectologista Silvia Fonseca explicou que crianças abaixo de 10 anos são mais vulneráveis a casos graves e fatais devido à menor superfície corporal, que facilita a disseminação do veneno. Os sintomas podem surgir nas primeiras duas horas após a picada e incluem taquicardia, alterações na pressão arterial, sudorese intensa, náuseas e vômitos.

Tratamento e orientações: O tratamento imediato é fundamental. O soro antiescorpiônico está disponível gratuitamente em hospitais de referência do SUS. A médica orienta que, em caso de picada, a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente, sem aplicar qualquer substância no local da picada. A dor intensa deve ser medicada e o paciente deve ser observado para o desenvolvimento de sintomas graves.

Informações adicionais

O escorpião costuma se esconder em locais como sapatos, entulhos, materiais de construção e áreas com presença de baratas, seu alimento principal. A limpeza e organização de quintais e terrenos são medidas importantes para evitar a proliferação desses animais. É recomendado evitar que crianças brinquem em locais sujos ou com entulhos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.