O menino Brenno Fernandes, de 4 anos, que sobreviveu a queda do 10º andar de um prédio no centro de Ribeirão Preto, recebeu alta do Centro de Terapia do Hospital das Clínicas e já foi levado para o quarto da enfermaria, neste domingo (4).
Desde que foi internado, no fim de dezembro, Brenno já vinha apresentando uma boa evolução médica.
No fim do ano, ele passou por cirurgias, devido ao politraumatismo que sofreu na queda, com fraturas nos dois fêmures e em um dos pés, passou a não depender de bolsas de sangue e, aos poucos, teve a retirada da sedação. Além disso, foi desentubado esta semana e voltou a respirar por conta própria.
A queda
O acidente aconteceu no dia 27 de dezembro, por volta das 15h30, quando Brenno, que é autista não verbal, teve acesso à janela do banheiro do apartamento.
À polícia, a mãe de Brenno, que é psicóloga, informou que estava com o marido próximo ao quarto quando escutou um barulho e foi até o banheiro, achando que o filho estava lá. Ao perceber que o cômodo estava vazio, ela associou que o menino tinha caído pela janela, que não contava com grade de proteção.
Leia também
A mãe correu até o térreo do edifício, onde encontrou a criança já no solo da área comum do condomínio, ainda consciente, mas com graves lesões nas pernas. A irmã de Brenno acionou o SAMU, que fez os procedimentos de urgência e o encaminhou à unidade de emergência do HC, perto do prédio.
Segundo a Polícia, a criança pode ter tido a queda amortecida após se chocar contra uma janela de vidro no 8º andar e um corrimão antes de chegar ao solo.
No dia seguinte, os pais fizeram pedidos de doação de sangue, porque ele passaria por cirurgia. No mesmo dia, o hemocentro de ribeirão recebeu doadores para 120 bolsas de sangue.
O caso foi registrado na Polícia Civil como queda acidental. Foram solicitados exames ao instituto de criminalística e ao IML para auxiliar no esclarecimento das circunstâncias dos fatos.



