Principais áreas em destaque são nas áreas de agro serviços e agroindústrias; confira quais as expectativas para o setor!
O mercado de trabalho no agronegócio brasileiro apresenta um cenário otimista para 2025, com crescimento e geração de empregos. Segundo dados recentes, o setor registrou um saldo positivo de 52.813 vagas em janeiro, o maior desde 2022.
Oportunidades em diversas áreas
As áreas de agroserviços e agroindústrias lideram a demanda por profissionais. Entretanto, as áreas de operações, finanças e vendas também demonstram forte crescimento. Cargos como gerente agrícola, especialistas em análise de dados e agricultura de precisão, técnicos em manutenção e gestores estão em alta. A expansão também se estende às áreas de gestão de dados, planejamento tecnológico, sustentabilidade e vendas.
Habilidades e competências requisitadas
Além de conhecimentos técnicos especializados e domínio de tecnologias agrícolas, as empresas buscam profissionais com habilidades em gestão da produção e da cadeia de suprimentos. As chamadas soft skills, como adaptabilidade, negociação, dinamismo e visão de futuro, também são altamente valorizadas. O domínio do inglês é um diferencial para algumas posições.
Leia também
Perspectivas futuras e crescimento do setor
O PIB do agronegócio deve crescer em 2025, impulsionado pelo aumento na produção de grãos e pelo fortalecimento das exportações. A perseverança e capacidade de adaptação dos empresários do agro são fatores cruciais para o contínuo crescimento do setor, que se destaca como um dos mais dinâmicos e estratégicos da economia global, com papel fundamental na geração de empregos e na economia do país. A sinergia entre agro e indústria é apontada como fator-chave para o futuro do setor.