CEPEA aponta que foram 28,5 milhões de trabalhadores no agronegócio no 3º trimestre; crescimento foi de 1,4% comparado a 2022
O mercado de trabalho no agronegócio brasileiro bateu recorde no terceiro trimestre de 2023, atingindo a marca de 28,5 milhões de pessoas ocupadas, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Crescimento e Setores Impulsionadores
Esse número representa um crescimento de 1,4% em relação ao mesmo período de 2022, equivalente a 396 mil novas vagas. O incremento nos agro-serviços (744 mil pessoas a mais) e no setor de insumos (26 mil novas ocupações, um aumento de quase 10%) foram os principais responsáveis por esse crescimento.
Quedas Setoriais
Apesar do resultado positivo geral, houve redução na população ocupada em alguns setores. A agropecuária registrou queda de 3,8% (333 mil pessoas), principalmente nas atividades de horticultura, cafeicultura, bovinocultura, produção florestal e outros animais. O segmento agroindustrial também apresentou redução, porém menor (0,9%, cerca de 40 mil pessoas), com quedas em indústrias de base agrícola e pecuária.
Leia também
Apesar das reduções setoriais, o saldo geral foi positivo, e a expectativa é de geração de novos empregos em 2024. O agronegócio continua sendo um importante motor da economia brasileira, empregando quase 27% da população ocupada do país.