CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Mercado de trabalho registra alta na contratação de pessoas acima dos 50 anos

De janeiro a maio, 5.774 pessoas entre 50 a 64 anos foram contratados na cidade; número registra alta em relação ao ano passado
Mercado de trabalho registra alta na
De janeiro a maio, 5.774 pessoas entre 50 a 64 anos foram contratados na cidade; número registra alta em relação ao ano passado

De janeiro a maio, 5.774 pessoas entre 50 a 64 anos foram contratados na cidade; número registra alta em relação ao ano passado

O mercado de trabalho para profissionais com mais de 50 anos tem apresentado crescimento em Ribeirão Preto. De janeiro a maio de 2024, Mercado de trabalho registra alta na, 5.774 pessoas entre 50 e 64 anos conseguiram emprego na cidade. No ano anterior, o total de contratações nessa faixa etária ultrapassou 12.200. Para quem tem 65 anos ou mais, foram abertas 372 vagas nos primeiros cinco meses de 2024, número que já soma 776 oportunidades no ano.

Experiência valorizada na mecânica: José Antônio Pereira, mecânico com mais de 50 anos de profissão, trabalha diariamente em uma oficina da cidade, onde também atua como gerente. Ele destaca a paixão pelo trabalho e a importância da experiência acumulada ao longo das décadas.

“Eu paro nada. É um tipo de hobby, só que tem que levar na série. Vou trabalhar.”

O chefe de José Antônio, Ronaldo Eduardo da Silva Júnior, ressalta que a vivência do mecânico é fundamental para lidar com veículos mais antigos, que a equipe mais jovem não domina completamente.

“Quando entra carro mais antigo que para nós, é ele que faz. Você vê que o cara é apaixonado pela mecânica. Na idade que ele está, é difícil achar pessoas que queiram trabalhar, mas quando acha, o contrato na hora vale a pena investir nas pessoas mais experientes e comprometidas.”

Trabalho e satisfação na terceira idade

José Carlos, de 76 anos, trabalha há 24 anos em uma rede de supermercados local e não pretende se aposentar. Para ele, continuar ativo é gratificante.

“Para mim, é muito gratificante ficar trabalhando. Praticamente, você vem aqui, não para passear, mas com alegria. Eu sempre dizia que ia parar aos 70, mas já estou com 70 e não sei até quando vou continuar.”

Marco Antônio Marangônia, gerente do supermercado e com 62 anos, destaca a importância de manter funcionários mais velhos na equipe, especialmente diante da saída de trabalhadores mais jovens para outras áreas, como tecnologia.

“Tenho funcionário aqui de 70, 70 e poucos anos. É prazeroso para eles, para mim e para todo pessoal dessa idade estar vindo trabalhar. É um público que cresce bastante e é necessário ter oportunidades, principalmente com toda essa experiência que conta tanto.”

Panorama

Os dados indicam um aumento nas contratações de profissionais com mais de 50 anos em Ribeirão Preto, refletindo a valorização da experiência e o interesse dessas pessoas em permanecer ativas no mercado de trabalho.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.