Segundo dados da Boa Vista SCPC, 3,1% das pessoas que tinham débitos quitaram suas dívidas
A taxa de juros no país caiu 1%, segundo decisão recente do Copom. Em atrássto, houve crescimento de 4,5% na recuperação de crédito, de acordo com dados da Boa Vista SCPC. Porém, em 12 meses, houve queda de 2,3%, indicando uma recuperação ainda tímida.
Consumo e Inadimplência
O consumo também apresentou resultados mistos. Em atrássto, houve queda de 3,1% na inadimplência, mas em 12 meses, a retração foi de 2,1%. O economista Flávio Calife atribui essa situação à redução no consumo e na tomada de crédito pelos consumidores.
Análise da Tendência
Calife destaca que, apesar de flutuações mensais, os indicadores de 12 meses mostram uma tendência de queda tanto em novos registros de crédito quanto na inadimplência. Ele argumenta que a menor demanda por crédito contribui para a redução da inadimplência, uma vez que os consumidores estão se endividando menos.
Para Calife, a manutenção da queda nos juros e um consumo controlado podem resultar em uma retomada econômica sustentável. A redução na inadimplência, mesmo que pequena, é vista como um sinal positivo, contrastando com o que seria esperado em meio a crises econômicas e políticas. Analistas apontam uma combinação de fatores econômicos e políticos que contribuíram para uma redução nos débitos e menor endividamento dos consumidores.



