Foram 1.303 carros zero quilômetros vendidos nos últimos 30 dias; alta de 55% em comparação ao mesmo período do ano passado
Ribeirão Preto registrou um recorde de vendas de veículos 0 km em junho, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Alta nas Vendas e Impacto da Redução de Impostos
Os números apontam um crescimento de 26% em relação a maio e de 55% em comparação a junho de 2022. Foram 1.303 novos carros emplacados em junho, contra 1.037 em maio. A sequência de vendas ao longo do ano mostra uma evolução: 790 em janeiro, 787 em fevereiro, 1.183 em março, 1.025 em abril e 1.037 em maio. Junho se destaca como o melhor mês de 2023.
Análise do Economista Edgartman Forte Merlo
Para o economista Edgartman Forte Merlo, professor da USP de Ribeirão Preto, a alta está diretamente relacionada à redução de impostos para a compra de veículos anunciada pelo governo federal em maio. A redução de impostos, que afeta um bem de alto valor e que exige planejamento prévio por parte do consumidor, incentivou a antecipação das compras. Quem pretendia comprar um carro em julho ou atrássto, por exemplo, adiantou a aquisição para aproveitar o benefício, antes que este fosse encerrado.
Leia também
Previsões para os Próximos Meses
Merlo acredita que esse aumento expressivo em junho pode resultar em uma queda nas vendas nos próximos meses. A antecipação das compras significa que aqueles que já adquiriram seus veículos não farão parte das estatísticas de vendas futuras. Com o fim da redução de impostos, a tendência é uma normalização, possivelmente com uma leve queda, retornando aos níveis anteriores ao benefício governamental. A medida, segundo o economista, visava estimular o setor e alavancar a economia, mas seu efeito pode ser temporário.



