Doença atinge cerca de 3% da população brasileira; ouça a coluna ‘CBN Saúde e Bem-Estar’ com o médico André Carlos Siqueira
A escoliose, doença que afeta a coluna vertebral e é mais comum em crianças e adolescentes, foi tema de entrevista no Giro CBN com o ortopedista Dr. André Carlos Siqueira. O mês de junho é dedicado à conscientização sobre a doença.
Tipos de Escoliose e Diagnóstico
A escoliose é caracterizada por uma curvatura lateral da coluna, muitas vezes percebida por um ombro mais alto que o outro. Existem diferentes tipos: congênita (presente ao nascimento), idiopática (80% dos casos, causa desconhecida), neuromuscular (associada a doenças neurológicas), e degenerativa (devido à artrose). A idiopática do adolescente é a mais comum nos consultórios atualmente. O diagnóstico geralmente é feito pela observação de assimetrias (ombro mais alto, perna aparentemente menor, costela mais saliente de um lado) e pode ser confirmado com exames físicos. Uma manobra simples, a manobra de Adams, pode auxiliar na detecção: com o tronco flexionado para frente e pernas estendidas, um lado do corpo fica mais alto que o outro, indicando possível escoliose.
Tratamento e Prevenção
O tratamento varia de acordo com a gravidade da curvatura. Casos leves podem ser tratados com fisioterapia e atividades físicas, como natação. Para casos moderados (acima de 30 graus), o uso de órtese (colete) é recomendado para estabilizar a deformidade durante o crescimento. Em casos graves (acima de 40 graus), a cirurgia pode ser necessária. O tratamento está disponível pelo SUS, planos de saúde e convênios. A prevenção inclui atenção à postura, principalmente em atividades que exigem longos períodos sentados, como o uso de computadores e celulares. Pais e responsáveis devem observar seus filhos em busca de sinais de desalinhamento.
Leia também
A detecção precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar a progressão da doença e possíveis complicações. A observação atenta de pais e educadores, aliada à consulta médica, garante o diagnóstico e tratamento eficazes, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.



