CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Mês de março registra pior saldo na geração de empregos dos últimos cinco anos em Ribeirão Preto

Período teve queda de 74% no saldo, desempenho pior que o cenário nacional; professor de economia da USP analisa os dados
Mês de março registra pior saldo
Período teve queda de 74% no saldo, desempenho pior que o cenário nacional; professor de economia da USP analisa os dados

Período teve queda de 74% no saldo, desempenho pior que o cenário nacional; professor de economia da USP analisa os dados

O mês de março registrou o pior saldo entre contratações e demissões dos últimos cinco anos em Ribeirão Preto. O setor de serviços foi o que menos sofreu impacto, Mês de março registra pior saldo, apresentando o maior número de contratações, com saldo positivo de 476 vagas, segundo o último balanço do Cajed.

De acordo com o professor de economia da USP, Fábio Gomes, esse resultado está alinhado ao perfil da cidade, que atrai moradores de cidades vizinhas para consumir serviços, especialmente na área da medicina. Ele afirmou:

“É muito comum moradores de cidades vizinhas consumirem serviços em Ribeirão Preto, por exemplo, da área da medicina. Então essa é uma característica forte da cidade que explica também esse bom resultado do serviço.”

Além disso, as contratações para eventos como a Agri Show e o Rodeio também contribuíram para a criação de vagas no setor de serviços. No entanto, Ribeirão Preto teve o pior desempenho na geração de empregos desde 2021.

Desempenho dos últimos anos

Em 2021, o saldo entre contratações e demissões no mês de março foi positivo em 52 vagas. Em 2022, houve um aumento significativo, com 579 novos postos de trabalho com carteira assinada. A tendência continuou em 2023, com 1.174 vagas geradas até fevereiro, e 1.144 admissões no ano anterior. Porém, em março de 2024, o saldo caiu 74%, com apenas 296 vagas criadas.

Setores afetados: O comércio perdeu 62 postos de trabalho em março, enquanto a construção civil teve uma redução de 215 vagas em relação ao mesmo período do ano passado.

Alerta para a economia local: O professor Fábio Gomes destacou que, apesar do resultado positivo no setor de serviços, a queda no saldo geral é preocupante. Ele comentou:

“A gente observa nos números que Ribeirão Preto teve um desempenho pior do que o Estado como um todo e do que o Brasil. Então, é um sinal de alerta para acompanharmos esses números nos próximos meses e ver se algo pontual ou algo mais persistente.”

Informações adicionais

Os dados apresentados referem-se ao saldo entre contratações e demissões no mês de março, segundo o Cajed. Não foram divulgados números detalhados sobre outros setores além dos mencionados.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.