CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo em meio a crise Ribeirão tem aumento no número de empresas

Dados são da Confederação Nacional do Comércio
aumento empresas Ribeirão
Dados são da Confederação Nacional do Comércio

Dados são da Confederação Nacional do Comércio

Ribeirão Preto se destaca no cenário nacional com expressivo número de empresas ativas, ocupando a 15ª posição no ranking nacional, superando até mesmo capitais como São Luís e Natal. De acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio, a cidade abriga mais de 103 mil empresas, representando cerca de 0,5% do total de empresas ativas no Brasil.

Crescimento e Setores Econômicos

Apesar do período de recessão econômica, Ribeirão Preto registrou um crescimento de 0,52% no número de empresas entre 2016 e janeiro de 2023, passando de 103.052 para 103.995. O comércio e os serviços são os setores que mais empregam na cidade, seguidos pela indústria. Para o economista Mateus Silveira Franco, esses números refletem a importância de Ribeirão Preto como polo econômico regional, atraindo empreendedores e movimentando a economia local.

Franca: Empreendedorismo e Desemprego

Outra cidade que merece destaque é Franca, conhecida pelo setor calçadista. Com 414 novas empresas em funcionamento desde 2016, a cidade ocupa a 152ª posição no ranking nacional. No entanto, o presidente da Associação Comercial Industrial de Franca, Dorival Mourão Filho, alerta que esse crescimento pode estar ligado ao aumento do desemprego, com muitas pessoas abrindo seus próprios negócios. A maioria das empresas em Franca (93%) são micro e pequenas empresas, indicando uma alta taxa de empreendedorismo, possivelmente impulsionada pela necessidade de geração de renda.

Considerações Finais

Os dados apresentados pela Confederação Nacional do Comércio demonstram a dinâmica econômica de cidades como Ribeirão Preto e Franca. É importante ressaltar que esses números representam apenas o total de empresas ativas e não levam em consideração a taxa de mortalidade precoce de empresas, que gira em torno de 4% para micro e pequenas empresas no país. Para mais informações, acesse o site www.empresometro.com.br.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.