Dados são da Confederação Nacional do Comércio
Ribeirão Preto se destaca no cenário nacional com expressivo número de empresas ativas, ocupando a 15ª posição no ranking nacional, superando até mesmo capitais como São Luís e Natal. De acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio, a cidade abriga mais de 103 mil empresas, representando cerca de 0,5% do total de empresas ativas no Brasil.
Crescimento e Setores Econômicos
Apesar do período de recessão econômica, Ribeirão Preto registrou um crescimento de 0,52% no número de empresas entre 2016 e janeiro de 2023, passando de 103.052 para 103.995. O comércio e os serviços são os setores que mais empregam na cidade, seguidos pela indústria. Para o economista Mateus Silveira Franco, esses números refletem a importância de Ribeirão Preto como polo econômico regional, atraindo empreendedores e movimentando a economia local.
Franca: Empreendedorismo e Desemprego
Outra cidade que merece destaque é Franca, conhecida pelo setor calçadista. Com 414 novas empresas em funcionamento desde 2016, a cidade ocupa a 152ª posição no ranking nacional. No entanto, o presidente da Associação Comercial Industrial de Franca, Dorival Mourão Filho, alerta que esse crescimento pode estar ligado ao aumento do desemprego, com muitas pessoas abrindo seus próprios negócios. A maioria das empresas em Franca (93%) são micro e pequenas empresas, indicando uma alta taxa de empreendedorismo, possivelmente impulsionada pela necessidade de geração de renda.
Considerações Finais
Os dados apresentados pela Confederação Nacional do Comércio demonstram a dinâmica econômica de cidades como Ribeirão Preto e Franca. É importante ressaltar que esses números representam apenas o total de empresas ativas e não levam em consideração a taxa de mortalidade precoce de empresas, que gira em torno de 4% para micro e pequenas empresas no país. Para mais informações, acesse o site www.empresometro.com.br.



