A Prefeitura aponta que a decisão foi tomada a partir da melhora na taxa de ocupação dos leitos
Lojas e restaurantes de Barretus reabriram na terça-feira após a Prefeitura publicar um decreto liberando o funcionamento do comércio, mesmo com a cidade na fase vermelha do Plano São Paulo.
Flexibilização apesar das restrições estaduais
A decisão ocorreu após reunião entre empresários e Ministério Público, segundo a Prefeitura. O Ministério da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado afirmou que notificaria a Prefeitura e a promotoria para que fossem tomadas providências, uma vez que Barretus desrespeitou as regras do Plano São Paulo. Apesar disso, um novo anúncio do governo estadual com possível relaxamento de restrições em algumas regiões está previsto para hoje.
Justificativas da Prefeitura
A Prefeitura de Barretus justificou a medida alegando melhora na taxa de ocupação de leitos de UTI (abaixo de 75% desde 27 de janeiro) e queda na transmissão do coronavírus na cidade. O decreto municipal libera o consumo local em lanchonetes, restaurantes, quiosques, food trucks e distribuidoras de bebidas, com restrições como 40% da capacidade, funcionamento máximo de 10 horas e fechamento até 22h. Salões de festas também foram autorizados a realizar eventos, e lojas em shoppings podem funcionar com regras de distanciamento (um cliente a cada 5m²) e uso de álcool gel. A Secretaria da Saúde argumenta que a circulação no comércio representa menos risco de transmissão do que aglomerações clandestinas.
Leia também
Apesar da discordância do governo estadual, lojas e restaurantes de Barretus, entre outros segmentos, funcionam normalmente desde terça-feira, seguindo as regras do decreto municipal.



