CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Metade dos estupros em Ribeirão tem menores como vítimas

Delegada da DDM, Maria Beatriz Moura Campos, falou à CBN Ribeirão
Metade dos estupros em Ribeirão tem
Delegada da DDM, Maria Beatriz Moura Campos, falou à CBN Ribeirão

Delegada da DDM, Maria Beatriz Moura Campos, falou à CBN Ribeirão

As denúncias de estupro registradas na Delegacia de Defesa da Mulher em Ribeirão Preto permanecem estáveis em comparação ao ano anterior. De janeiro a abril de 2012, Metade dos estupros em Ribeirão tem, foram registrados 32 casos de abuso sexual, metade deles contra menores de 14 anos. No mesmo período de 2013, foram 33 casos, com 17 denúncias envolvendo menores, conforme informou a titular da delegacia, Maria Beatriz Moura Campos.

“Essas são denúncias feitas. Agora, se o crime ocorreu, isso está sendo investigado. O estupro é o crime conhecido como abuso sexual, ou seja, relação sexual ou atentado. Existe pela lei a diferenciação quando for menor de 14 anos, então pela idade é considerado vulnerável. A pena é mais grave, o ofensor tem que ser punido de forma mais severa.”

Na semana passada, o governo de São Paulo anunciou um mapeamento de todos os registros de estupro no estado para identificar o perfil dos agressores. As estatísticas indicam um aumento na média diária desses crimes: em 2010, eram 27 casos por dia; em 2011, 28; em 2012, 35; e em 2013, a Secretaria da Segurança Pública contabilizou 37 estupros diários no estado.

Em parceria com o Conselho Estadual da Condição Feminina, a Secretaria pretende analisar se o uso de drogas e o aumento das denúncias influenciam esse crescimento. Outra hipótese é que haja um aumento de estupros cometidos após roubos.

Segundo a delegada Maria Beatriz Moura Campos, a maioria das denúncias em Ribeirão Preto ocorre no âmbito familiar. Para registrar a denúncia, a vítima deve comparecer pessoalmente à delegacia, onde poderá ser submetida a exame de corpo de delito para gerar provas e dar andamento às investigações.

A Delegacia de Defesa da Mulher de Ribeirão Preto está localizada na Rua Piracicaba, nº 217, Jardim Mosteiro. Os telefones para contato são (16) 3161-0449 e (16) 3964-7344.

Dados sobre denúncias e vítimas

Em 2013, 33 denúncias foram registradas até abril, com 17 envolvendo menores de 14 anos.

Perfil dos crimes no estado de São Paulo: A média diária de estupros aumentou de 27 em 2010 para 37 em 2013.

Medidas do governo estadual: O governo de São Paulo iniciará um mapeamento dos registros para identificar perfis dos agressores e investigar fatores como uso de drogas e relação com outros crimes.

Procedimentos para denúncias em Ribeirão Preto: As vítimas devem comparecer pessoalmente à delegacia para registrar a ocorrência e podem ser submetidas a exame de corpo de delito.

Informações adicionais

Denúncias podem ser feitas na Delegacia de Defesa da Mulher, localizada na Rua Piracicaba, nº 217, Jardim Mosteiro, Ribeirão Preto. Telefones para contato: (16) 3161-0449 e (16) 3964-7344.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.