CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Meteorologista não descarta temperaturas negativas para este final em algumas cidades da região

Em Ribeirão Preto, Glauco Cortes, acredita que a mínima pode chegar a 3ºC
temperaturas negativas
Em Ribeirão Preto, Glauco Cortes, acredita que a mínima pode chegar a 3ºC

Em Ribeirão Preto, Glauco Cortes, acredita que a mínima pode chegar a 3ºC

Frente Fria Intensa: Dramatização ou Realidade?

O Brasil se prepara para o que alguns chamam de frente fria mais intensa do século. Mas o agro-meteorologista Glauco Cortez esclarece que, embora uma massa de ar polar bastante fria chegue ao país, causando queda acentuada de temperatura principalmente na sexta-feira, afirmações sobre recordes de frio extremo precisam ser analisadas com cautela. A previsão indica temperaturas negativas em algumas regiões, mas não há como confirmar se serão as mais baixas da história.

Sensação Térmica x Temperatura: Entenda a Diferença

É importante diferenciar temperatura da sensação térmica. Enquanto a temperatura mede a quantidade de calor no ar, a sensação térmica considera também a umidade e o vento. Assim, mesmo com temperaturas negativas, a sensação térmica pode ser ainda mais baixa em áreas com umidade baixa e ventos fortes, especialmente nas serras gaúchas e catarinenses. Em locais como a cidade de Europema (PR), que já registrou -8,2°C este ano, a temperatura pode chegar a -8°C ou -10°C, mas a sensação térmica pode ser bem mais intensa.

Impactos na Agricultura e Preparação dos Produtores

Para a região, a previsão é de temperaturas baixas, podendo chegar a 0°C ou -1°C em cidades como Batatais (SP) na madrugada de sexta-feira. O dia 28 de julho, Dia do Agricultor, serve como alerta para os produtores rurais. A frente fria pode causar geada, prejudicando culturas como café e hortaliças. Em lavouras menores, a cobertura das plantas e a irrigação são medidas preventivas, mas exigem cuidado e técnica para evitar danos. A irrigação, por exemplo, precisa de uma lâmina d’água bem distribuída (4 a 6 milímetros) para congelar a água e não a planta. Outras técnicas, como a proteção artificial, também podem minimizar os impactos do frio intenso.

O frio intenso que se aproxima exige atenção, mas é fundamental separar informações precisas de sensacionalismos. A preparação e o conhecimento das condições climáticas são essenciais para minimizar os prejuízos, principalmente para o setor agrícola.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.