Quem traz os detalhes sobre as causas, tratamentos e prevenção é o médico pediatra Ivan Savioli Ferraz na coluna ‘Filhos e Cia’
Durante as férias, muitos pais ficam em dúvida sobre problemas de pele em crianças, Micoses, impetigo, bicho geográfico… como evitar, como manchas e feridas, e se devem procurar um médico ou usar pomadas. O dermatologista Ivâncio Saviole esclarece que as micoses e infecções de pele são as condições mais comuns nessa faixa etária.
Tipos comuns de micose em crianças
As micoses ocorrem o ano inteiro, mas são mais frequentes no verão devido ao aumento da umidade e suor, que favorecem a proliferação dos fungos. Uma das micoses mais comuns é a pitiríase versicolor, conhecida popularmente como micose das piscinas, embora não tenha relação direta com o uso da piscina. Essa micose se manifesta por manchas brancas na parte superior do tórax, pescoço e às vezes no rosto, transmitida de pessoa para pessoa. Outra micose frequente é a tinea (ou tinha), que pode afetar qualquer parte do corpo e causa lesões avermelhadas com centro esbranquiçado e coceira intensa.
Tratamento e cuidados: Ambas as micoses são tratadas principalmente com pomadas tópicas. Medicamentos orais são indicados apenas em casos de lesões extensas. É importante não deixar as micoses sem tratamento, pois podem evoluir com complicações.
Leia também
Infecções bacterianas associadas: As infecções bacterianas, como o impetigo, são comuns em crianças e podem surgir sobre áreas de micose devido à coceira e lesões na pele. O impetigo apresenta crostas amareladas ou avermelhadas, coceira e pode se espalhar para outras áreas do corpo pela manipulação das lesões. É altamente contagioso e, em casos leves, pode ser tratado com pomadas antibióticas; em quadros mais graves, pode ser necessário o uso de antibióticos orais ou intravenosos.
Outras condições: bicho geográfico: O bicho geográfico, ou larva migrans cutânea, é uma infestação causada pela penetração acidental de larvas de vermes presentes nas fezes de gatos e cachorros. Essa condição provoca lesões que coçam e formam trajetos visíveis na pele, geralmente nas mãos ou pés. O tratamento com pomadas antiparasitárias acelera a cura, mas a condição pode regredir espontaneamente.
Informações adicionais
Embora o bicho geográfico tenha se tornado menos comum devido a mudanças nos hábitos das crianças, ainda é importante procurar atendimento médico ao identificar lesões suspeitas para iniciar o tratamento adequado e evitar complicações.