CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mídias com as informações dos candidatos começam a ser instaladas nas urnas

Procedimento cumpre um rigoroso processo de segurança para dar lisura ao pleito; eleições acontecem no dia 6
Mídias
Procedimento cumpre um rigoroso processo de segurança para dar lisura ao pleito; eleições acontecem no dia 6

Procedimento cumpre um rigoroso processo de segurança para dar lisura ao pleito; eleições acontecem no dia 6

Faltando dez dias para as eleições municipais, Mídias, os preparativos para o pleito que definirá os próximos prefeitos e vereadores em diversas cidades do país estão em fase final. Em municípios como Bebedouro, Jardinópolis e Ribeirão Preto, os eleitores se preparam para escolher seus representantes no dia 6 de outubro.

A Justiça Eleitoral iniciou o processo de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas para a votação. Segundo Boriska Peiro Cauí, chefe do cartório eleitoral, as mídias necessárias para o funcionamento das urnas são geradas a partir de programas oficiais, que são assinados eletronicamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essas mídias são instaladas nas urnas, contendo dados dos eleitores e dos candidatos, e após a instalação, os equipamentos passam por uma série de testes e são lacrados para garantir a segurança do processo.

Instalação e verificação das mídias

Patrícia Quintas, técnica judiciária, Mídias, detalha que a mídia de votação contém o software que acessa a base de dados da urna, previamente carregada pelo software de carga. Esse sistema verifica se os candidatos estão corretamente cadastrados e se os eleitores pertencem àquela seção eleitoral, assegurando a integridade da votação. Além disso, são realizados testes no teclado, no vídeo e no áudio da urna, que serve para confirmar os votos, especialmente para eleitores com deficiência visual.

Testes de funcionamento e acessibilidade: Hudson Marks, Mídias, auxiliar de cartório responsável pelos testes, explica que são verificados 16 itens diferentes em cada urna. Entre eles, o funcionamento de todas as teclas e o sistema de áudio, que é fundamental para a acessibilidade dos eleitores com deficiência. O áudio reproduz os números digitados no terminal, facilitando a confirmação do voto para quem utiliza o fone de ouvido disponibilizado nas seções eleitorais.

Quantidade de urnas e fiscalização: Em Ribeirão Preto, Mídias, 1.423 urnas eletrônicas passarão por esse processo de preparação e testes, que deve ser concluído até o dia 4 de outubro. O procedimento pode ser acompanhado por entidades fiscalizadoras, como o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), partidos políticos e coligações. Boriska Peiro reforça que, desde a publicação do edital, todas essas entidades estão oficialmente autorizadas a participar da cerimônia de preparação e podem acompanhar os trabalhos.

Segurança e início da votação: Após a conclusão dos testes, as urnas são lacradas, e esses lacres só serão retirados no dia da eleição. Antes disso, o sistema bloqueia o funcionamento dos aparelhos para evitar qualquer tipo de uso indevido. O funcionamento das urnas está programado para iniciar somente às 8 horas do dia 6 de outubro, com horário unificado em todo o Brasil, independentemente dos fusos horários regionais, seguindo o horário oficial de Brasília.

Informações adicionais

Todas as atas e resoluções referentes à preparação das urnas eletrônicas estão disponíveis para consulta pública no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no endereço tse.jus.br. O acompanhamento dos procedimentos pela sociedade civil é uma forma de garantir a transparência e a segurança do processo eleitoral.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.