Ainda não há estudos suficientes para comprovar que essas pessoas são mais vulneráveis, mas a medida foi feita como precaução
O Ministério da Saúde incluiu grávidas e puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz) no grupo de risco para o novo coronavírus. Apesar da ausência de estudos conclusivos sobre maior vulnerabilidade, a medida visa à prevenção.
Mortes Maternas e o Risco de Infecções
O país registrou casos de mulheres que faleceram logo após o parto. A pasta da saúde destaca o maior risco de infecções em gestantes e puérperas, agravado pela Covid-19. A ginecologista Silvana Quintana, do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, reforça essa preocupação: “Todas as grávidas e mulheres que deram à luz têm maior risco de adquirir infecções virais ou bacterianas, e acredita-se que isso não seja diferente para a Covid-19. Até o momento, não houve uma evolução de maior gravidade, mas elas precisam tomar todos os cuidados para não adquirirem essa infecção nesse momento tão importante de suas vidas.”
Mudanças Imunológicas e Cuidados Essenciais
A médica explica que, durante a gravidez e o pós-parto, há modificação do sistema imunológico. “O sistema imunológico da mãe se organiza para não rejeitar o bebê, e consequentemente pode ter maior dificuldade de se defender de bactérias e vírus”, afirma. A prevenção por meio da higiene e do distanciamento social é crucial. A Dra. Quintana enfatiza: “Eu quero reforçar com as nossas pacientes gestantes, com as nossas pacientes que deram à luz, para que elas se mantenham em casa, evitem contato com pessoas doentes, com infecção respiratória, com gripe, com febre, que elas tomem todos os cuidados de higienizar suas mãos, que evitem visitas. A gente recomenda que essas visitas não aconteçam e que essas mulheres tomem todos os cuidados para não adquirir a infecção neste momento.”
Leia também
- Ministério da Saúde coloca Ribeirão em 2º lugar na lista de cidades prioritárias no combate à dengue
- Sede de ONG que atende mulheres em risco social e violência doméstica tem fiação furtada
- Risco alto de incêndios florestais sp: Defesa Civil emite alerta para risco alto de incêndios florestais na região de Ribeirão Preto
Recomendações e Distanciamento Social
Para familiares e amigos de gestantes e puérperas, a recomendação é evitar visitas, principalmente nos primeiros dias após o parto. O momento exige priorizar o distanciamento social para proteger a saúde da mãe e do bebê. A prevenção é fundamental para minimizar riscos de contaminação pelo novo coronavírus.


