Infecções foi detectada no município de Campinápolis, no Mato Grosso; registro não afeta distribuição comercial de carne de aves
O Ministério da Agricultura, Ministério da Agricultura confirma detecção de, Pecuária e Abastecimento confirmou a detecção de um quarto foco do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade no Brasil. O novo foco foi identificado em uma criação de aves domésticas no município de Campinápolis, no Mato Grosso.
De acordo com o mapa divulgado pelo ministério, as medidas de erradicação começaram no início da semana, juntamente com ações de vigilância em um raio de 10 quilômetros ao redor do foco. O ministério informou que, nessa área, não existem estabelecimentos avícolas comerciais.
Medidas adotadas e impacto no comércio
O ministério destacou que a confirmação do novo foco não resultou em restrições ao comércio internacional nem na alteração do período vazio sanitário de 28 dias na área de Montenegro, onde foi identificado o primeiro foco da gripe aviária em aves comerciais.
Leia também
Outros focos no país: Além do foco em Mato Grosso, outros focos do vírus H5N1 estão ativos em Brasília, Mateus Leme e Sapucaia do Sul, sendo que nesses locais a detecção ocorreu em animais silvestres.
Situação no estado de São Paulo: No estado de São Paulo, maior produtor de ovos do país, não foram encontrados focos nem há investigações em andamento relacionados à influenza aviária.
Informações adicionais
Os dados foram atualizados no painel de monitoramento das síndromes respiratórias e nervosas das aves, mantido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na última segunda-feira. O ministério reforçou que o consumo de carne de aves e ovos não representa risco à saúde humana.