Ao todo, 170 mil educadores brasileiros estão inscritos
Curso Online de Alfabetização para Professores
O Ministério da Educação lançou hoje o material completo de um curso online de alfabetização baseado em ciência, o ABC. Desenvolvido em parceria com instituições portuguesas, o curso, inicialmente planejado como presencial, foi adaptado para o formato online devido à pandemia. As aulas são ministradas por instrutores portugueses e incluem legendas em português do Brasil para facilitar a compreensão.
Conteúdo e Alcance do Curso
O curso disponibiliza dois manuais: um com a base teórica, elaborada em conjunto com a Universidade do Porto, e outro com atividades práticas para crianças de 5 e 6 anos, criado pelo Instituto Politécnico do Porto. O curso está disponível para professores de cidades conveniadas com o MEC. Em São Paulo, por exemplo, 602 cidades participam, totalizando 170 mil professores inscritos em todo o Brasil. O material completo encontra-se na plataforma digital do Ministério da Educação, acessível pelo site avamac.mec.gov.br.
Acesso e Transmissão
Professores interessados podem se inscrever no site avamac.mec.gov.br. A apresentação oficial do curso será transmitida ao vivo pelo canal do Ministério da Educação no YouTube às 15h30. A iniciativa demonstra o compromisso do governo em aprimorar a alfabetização no país, oferecendo recursos e formação continuada aos professores.
Leia também
O lançamento do curso online representa um importante passo na qualificação do ensino fundamental, disponibilizando recursos modernos e acessíveis aos educadores brasileiros. A parceria internacional enriquece o conteúdo e demonstra a busca por inovação na área da educação.



